Em breve, os brasileiros deverão ganhar dois novos feriados para chamar de seus. Ao menos é o que diz um novo projeto de lei aprovado nesta semana pela Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o texto, os feriados deverão acontecer nos dias 18 e 19 de novembro.
O PL 2857/2024 determina estas datas por causa da realização da Cúpula do G20 na capital fluminense. Assim, os feriados serão válidos apenas para os cariocas. O objetivo é facilitar o transporte e as mecânicas de segurança dos chefes de estado que visitarão a cidade.
A expectativa atual é de que mais de 30 chefes de estado, e outros 15 mil visitantes internacionais sejam recebidos na capital carioca.
O projeto em questão é de autoria da prefeitura do Rio de Janeiro. A justificativa apresentada é que a Cúpula deverá indicar uma série de ações da organização, como fechamento de vias públicas, para tentar fazer com que o evento ocorra sem maiores problemas.
Feriados
O texto aprovado pelos vereadores determina que mesmo nestes feriados, poderão continuar funcionando as indústrias localizadas nas zonas norte e oeste da cidade. São áreas que não deverão ser impactadas pelas movimentações da Cúpula internacional do G20.
A mesma liberação para funcionamento também será concedida para padarias e estabelecimentos que desenvolvem atividades por meio do trabalho remoto.
“Este é um evento muito importante, que coloca o Rio como protagonista global. O feriado é fundamental para garantir o sucesso. Conseguimos fazer um equilíbrio com o setor produtivo, com diálogo, criando exceções para não prejudicar setores importantes da economia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (PSD).
Não sou do Rio de Janeiro
Como dito, os dois novos feriados aprovados pela Câmara valem apenas para o público do Rio de Janeiro. As demais áreas do país seguem obedecendo apenas os feriados que foram indicados pelo governo federal ainda no início deste ano de 2024.
Oficialmente, o próximo feriado nacional confirmado no calendário é o Dia de Tiradentes. Mas a grande maioria das pessoas não vai conseguir curtir a data, porque ela será comemorada no dia 21 de abril, ou seja, em um domingo, dia em que a grande maioria das pessoas já está folgando normalmente.
O próximo feriado nacional que acontecerá em um dia útil será o Dia Mundial do Trabalho, tradicionalmente celebrado no dia 1º de maio. Em 2024, esta data será comemorada em uma quarta-feira, ou seja, a grande maioria das pessoas não vai conseguir emendar as datas para formar um feriadão.
De fato, o próximo feriadão deverá acontecer apenas no dia 15 de novembro, quando vai se comemorar a Proclamação da República. Em 2024, esta data cívica será celebrada em uma sexta-feira, ou seja, a grande maioria das pessoas vai conseguir curtir o feriadão.
Feriados no Brasil
Abaixo, você pode conferir a lista completa de feriados e pontos facultativos decretados pelo governo federal para este ano de 2024.
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional);
- 12 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo);
- 13 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo);
- 14 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
- 29 de março: Paixão de Cristo (feriado nacional);
- 21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
- 30 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo);
- 31 de maio: ponto facultativo;
- 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo);
- 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
- 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
- 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
- 24 de dezembro: Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h);
- 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).
- 31 de dezembro: Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).