Na aprendizagem assíncrona, todos se sintonizam quando é conveniente para eles. Os professores publicam aulas, materiais de leitura, formulários, vídeos gravados, questões para discussão e outros conteúdos de aula no sistema de gerenciamento do curso / da escola. A partir daí, os alunos completam as tarefas e aprendem em seu próprio tempo.
Muitas escolas públicas, por exemplo, têm optado por fazer esse modelo de aula por conta da falta de acesso dos alunos à internet. Sendo assim, quem não pode assistir às aulas simultaneamente acompanha tudo depois no modo offline.
Os professores podem dar aos alunos prazos para concluir os módulos ou entregar as tarefas, mas cabe aos alunos decidir quando desejam fazer até que se encerre o limite.
Benefícios desse modelo
Eficiência: o aprendizado assíncrono pode ser muito rápido e eficiente. Os alunos simplesmente se conectam, vão direto ao ponto sobre o que precisam aprender ou fazer e seguem em frente. Isso também permite que eles façam pausas quando precisarem e gerenciem informações quando suas mentes estiverem prontas para aprender.
Programação: o aprendizado assíncrono é ideal para pessoas que não podem assistir às aulas durante o horário escolar tradicional. Também funciona muito bem para famílias que precisam compartilhar um dispositivo e agendar quem pode usá-lo e quando.
Ritmo: os alunos podem seguir seu próprio ritmo, para que aqueles que precisam de mais tempo tenham todo o tempo de que precisam, enquanto os alunos que se movem pelo material rapidamente podem prosseguir quando estiverem prontos. Isso pode eliminar a frustração que os alunos sentem quando o ritmo da sala de aula é muito rápido para eles e o tédio que os alunos sentem quando o ritmo da sala de aula é muito lento para eles.
Revisão: os alunos podem voltar e assistir novamente às aulas para revisar informações ou esclarecer conceitos que os confundem.
Multitarefa: não é a melhor ideia para os alunos tentarem assistir TV ou socializar enquanto fazem seus trabalhos escolares, mas o aprendizado assíncrono oferece aos alunos uma grande oportunidade de realizar multitarefas com eficiência. Por exemplo, os alunos podem ouvir uma palestra enquanto lavam pratos ou saem para correr.
Apela a diferentes tipos de aprendizagem: em vez de exigir que todos os alunos se reúnam para ouvir o professor ou participem de um chat de vídeo, os cursos assíncronos podem fornecer informações aos alunos de muitas maneiras diferentes, para que eles possam escolher como desejam consumir as informações. Por exemplo, um professor pode oferecer uma aula em vídeo, uma aula em áudio e uma transcrição da aula para que os alunos possam escolher a que preferem. Todos os tipos de entrega oferecem as mesmas informações, mas permitem que os alunos escolham o que funciona melhor para eles.
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Tempo: todos nós temos diferentes relógios internos que nos deixam mais alertas e preparados para aprender em momentos diferentes. Os alunos podem aprender quando seus cérebros estão programados para aprender; os noturnos podem fazer seu trabalho à noite, enquanto os madrugadores podem acordar cedo e terminar as aulas logo de cara.
Os professores podem ter mais tempo para perguntas e feedback: em vez de gastar seu tempo ensinando palestras ao vivo e falando com os alunos ao mesmo tempo, os professores podem criar materiais com antecedência para que não tenham que perder tempo entregando o conteúdo. Eles então têm mais tempo para responder a perguntas, responder a e-mails, encontrar-se um a um com os alunos e fornecer feedback significativo sobre as tarefas.
Os alunos podem aprender off-line: se os alunos não tiverem wi-fi em casa, eles podem baixar os materiais do curso em outro lugar e, então, poder trabalhar em casa sem se preocupar com um sinal irregular, lento ou inexistente.
E então, o que achou do conteúdo?
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