Aprenda como usar água sanitária de forma correta na faxina
Confira aqui a maneira correta de se usar a água sanitária na faxina
Hoje passaremos algumas dicas para que você aprenda como usar água sanitária na faxina.
A água sanitária, também conhecida como alvejante, é um dos produtos mais utilizados no dia a dia dos brasileiros, pois ela possui um alto poder de remover a sujeira e as manchas de todas as superfícies, incluindo as roupas.
No entanto, é preciso tomar muito cuidado com o uso deste produto, pois como é feito com componentes químicos concentrados, pode ser extremamente abrasivo e prejudicar a saúde das pessoas e das superfícies que entram em contato com ele.
Buscando ajudar você a ter a água sanitária como uma aliada e não como uma vilã, nós separamos algumas dicas simples e eficientes sobre o uso correto deste produto para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre como usar a água sanitária corretamente.
Como usar água sanitária corretamente na faxina?
Usar a água sanitária corretamente é muito importante, não só para preservar os objetos e peças limpas com ela, mas também para evitar alguns problemas de saúde, visto que é um produto extremamente tóxico que pode causar vários malefícios para o organismo, se for usado de maneira indevida.
A utilização correta da água sanitária na faxina está basicamente ligada à quantidade do produto e a sua diluição, uma vez que, por ser muito abrasiva e corrosiva, não pode ser manuseada pura.
Além disso, essa quantidade varia de superfície para superfície, e para que você saiba exatamente qual é a concentração correta de água sanitária para cada local a ser higienizado, nós listamos alguns dos principais para te passar, confira:
Para limpar pisos e revestimentos
Para limpar pisos e revestimentos, a quantidade ideal de água sanitária a ser diluída é de duas colheres de sopa para cada litro de água.
Essa quantidade de água sanitária consegue remover a sujeira e ainda matar os germes e bactérias que possam estar sobre essas superfícies.
Além disso, você ainda pode usar essa mesma medida para higienizar e desinfetar outras superfícies, como bancadas, pia, armários, vaso sanitário e pia do banheiro.
Para higienizar alimentos
Já para fazer a higienização dos alimentos, a quantidade recomendada é de 15 ml de água sanitária para cada litro de água.
Misture bem e deixe os alimentos de molho por 15 minutos nessa solução. Então é só enxaguar bem com água corrente, para remover todos os resíduos de sujeira e da água sanitária que estejam nos alimentos.
Essa higienização é muito importante, especialmente quando se trata de frutas, verduras e vegetais, pois muitos micro-organismos têm esses alimentos como habitat natural.
Para limpar os locais de excreção dos pets
Higienizar corretamente os locais de excreção dos pets também é essencial para evitar uma contaminação de germes e bactérias, visto que essas exceções podem conter vários micro-organismos causadores de doenças graves para o organismo humano.
Para isso, a água sanitária é uma grande aliada, uma vez que mata qualquer tipo de germe.
Nestes casos, a quantidade certa de água sanitária a ser diluída é de três colheres de sopa do produto para cada litro de água.
Para usar, primeiramente você precisará remover todos os dejetos, molhar um pano na solução e passar sobre o local sujo.
Então é só arejar bem o local, até que o cheiro se dissipe completamente.
Outras dicas sobre o uso correto da água sanitária
Para usar a água sanitária corretamente, é necessário estar atento não só a quantidade de produto, mas também a alguns pontos de segurança, bem como:
- Usar luvas ao manusear o produto;
- Não misturar a água sanitária com outros produtos, como desinfetante, detergente ou sabão líquido;
- Manter o ambiente bem ventilado ao manusear a água sanitária;
- Tomar cuidado para não inalar o produto;
- Não usar a água sanitária todos os dias.
Lembre-se o uso indevido da água sanitária pode acarretar problemas sérios de saúde. Por exemplo, pneumonia, bronquite, amigdalite, sinusite, entre outras.
Por isso, esteja sempre atento ao uso, não só da água sanitária, como também de qualquer outro produto de limpeza.
Agora que você já sabe como usar água sanitária de forma correta na faxina, é só seguir as instruções para evitar problemas.