A Apple está no topo da classificação das marcas mundiais mais valiosas do Kantar BrandZ de 2022 e está no caminho de tornar-se a primeira marca a atingir a casa do trilhão de dólares. Com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões, a empresa “se destaca por seu alto grau de diferenciação e diversificação continuada, englobando hardware, software e portfólio de serviços”, segundo o estudo.
O Google vem em segundo lugar, sendo um dos destaques de crescimento mais rápido na classificação e com um aumento no seu valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões. Seu conjunto de aplicativos de trabalho e produtividade é parte essencial da vida dos consumidores em todo o mundo, na visão do Kantar BrandZ.
O estudo ainda mostra que o valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.
Dos dez primeiros lugares, sete são empresas de tecnologia (veja o ranking abaixo). As categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação das 100 Maiores.
Por fim, o Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 das marcas mais valiosas e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006. Maior ecosistema de e-commerce e pagamentos online da América Latina, a marca ingressa na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.
Posição 2022 | Mudança na classificação | Marca | País de origem | Valor da marca em 2022 (US$ mi) | Valor da marca em 2021 (US$ mi) | % de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021 |
1 | 1 | Apple | Estados Unidos | 947.062 | 611.997 | 55% |
2 | 1 | Estados Unidos | 819.573 | 457.998 | 79% | |
3 | -2 | Amazon | Estados Unidos | 705.646 | 683.852 | 3% |
4 | 0 | Microsoft | Estados Unidos | 611.460 | 410.271 | 49% |
5 | 0 | Tencent | China | 214.023 | 240.931 | -11% |
6 | 3 | McDonald’s | Estados Unidos | 196.526 | 154.921 | 27% |
7 | 1 | Visa | Estados Unidos | 191.032 | 191.285 | 0% |
8 | -2 | Estados Unidos | 186.421 | 226.744 | -18% | |
9 | -2 | Alibaba | China | 169.966 | 196.912 | -14% |
10 | 11 | Louis Vuitton | França | 124.273 | 75.730 | 64% |
As principais tendências destacadas no estudo global da Kantar BrandZ incluem:
As marcas de Tecnologia e Luxo foram as que mais cresceram, com 46% para a Tecnologia ao Consumidor e 45% Artigos de Luxo. A Louis Vuitton, por exemplo, é a primeira marca de luxo a alcançar as 10 maiores globais, o que reflete o crescimento do mercado mundial de artigos de luxo, particularmente na China. A Louis Vuitton obteve um crescimento de 64% no valor da marca esse ano, e é a primeira europeia a alcançar as 10 Maiores globais desde 2010.
Já o setor de Tecnologia, além de representar o maior número de empresas no top 10 entre as marcas mais valiosas, também trouxe destaque entre as empresas estreantes no ranking. A Infosys, empresa indiana de serviços de TI e consultoria, chegou ao 64º. A marca latino-americana Mercado Livre entrou na 71ª posição. Fora do setor, a marca Aramco, uma das maiores companhias integradas de energia e produtos químicos do mundo, também estreou no ranking e logo em uma posição mais alta, em 16º lugar.
As marcas de Serviços Bancários e Automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos Automóveis e 30% nos Bancos. Isso se compara ao crescimento entre setores como os de Vestuário (20%) e Cuidados Pessoais (17%). Em nível de categoria, a Wells Fargo foi a única nova marca em 1º lugar, saindo do segundo para o primeiro lugar na categoria de Serviços Bancários e substituindo a chinesa ICBC.