Apple Pay e Carteira do Google: aprenda a pagar por aproximação com iPhone e Android
As carteiras digitais possibilitam o armazenamento de cartões de crédito e débito no celular, assim como a guarda de documentos e outras informações relevantes, como ingressos de shows e passagens aéreas.
A evolução da tecnologia trouxe diversas facilidades para a vida cotidiana, uma delas é a possibilidade de realizar pagamentos através do celular. O Apple Pay e a Carteira do Google são dois exemplos de carteiras digitais que têm como objetivo simplificar o processo de pagamento.
Em ambos, o celular precisa ter NFC (sigla para “comunicação por campo de proximidade”), presente na maioria dos dispositivos lançados nos últimos anos.
O que é uma carteira digital?
Uma carteira digital é um aplicativo que armazena informações de pagamento, como dados de cartões de crédito e débito. Essas informações podem ser usadas para realizar compras em lojas físicas ou virtuais.
Quando você está em uma loja física, só precisa seguir o procedimento do aplicativo e aproximar o celular do leitor de pagamento. Para compras online, você pode inserir os dados do cartão que estão armazenados na sua conta na hora do pagamento.
A segurança das carteiras digitais
As carteiras digitais usam várias camadas de segurança para proteger as informações financeiras dos usuários. As principais medidas de segurança presentes no Apple Pay e na Carteira do Google incluem:
Criptografia: As informações são criptografadas, o que significa que são embaralhadas e transformadas em uma sequência de código. Isso torna difícil para pessoas não autorizadas lerem os dados.
Tokenização: Em vez do número real do cartão, os serviços criam um código virtual para representá-lo. Esse código é enviado para o estabelecimento onde você faz a compra, então o número real do cartão nunca é compartilhado.
Senhas: As plataformas exigem senhas para liberar o acesso do usuário ao aplicativo. Podem ser usadas senhas numéricas, impressões digitais ou reconhecimento facial.
Como utilizar a carteira digital?
Para começar a usar a Carteira do Google, você precisa baixar o aplicativo na Play Store e conectar o aplicativo à sua conta do Google. Para adicionar um cartão ou documento, siga os passos abaixo:
- Na tela inicial da Carteira do Google, toque em “Adicionar à Carteira”;
- Selecione a opção “Cartão de débito ou crédito”;
- Alinhe a câmera do celular ao cartão físico ou insira os dados manualmente;
- Clique em “Salvar”;
- Aceite os termos do emissor do cartão;
- Conclua a verificação no aplicativo do banco.
Para usar o Apple Pay, siga os passos abaixo:
- Toque no botão “Adicionar +”;
- Escolha “Cartão de Débito ou Crédito”;
- Toque em “Continuar”;
- Posicione o cartão na moldura ou insira os dados manualmente;
- Aceite os termos do emissor do cartão;
- Conclua a verificação no aplicativo do banco.
Cartões compatíveis
As carteiras digitais aceitam as principais bandeiras, como Mastercard e Visa, e bancos, como Caixa, Bradesco, Itaú, Nubank e Banco do Brasil, entre outros. Para obter a lista completa de bancos aceitos, visite o site do Apple Pay e da Carteira do Google.
Leia também
O que mais dá para guardar na carteira digital?
Além de cartões de crédito e débito, as carteiras digitais permitem armazenar passagens aéreas, ingressos, certificados de vacinação e controles de acesso a espaços com fechaduras inteligentes.
A Google destaca que, em algumas cidades, seu aplicativo pode ser usado no transporte coletivo. Já a Apple afirma que sua carteira serve para guardar dados de algumas redes de vale-alimentação.
Ademais, as carteiras digitais são uma forma segura e prática de realizar pagamentos. Com o Apple Pay e a Carteira do Google, você pode fazer compras em lojas físicas ou virtuais com apenas um toque no celular. Além disso, essas ferramentas permitem armazenar uma variedade de informações importantes, tornando-as ainda mais úteis para o dia a dia.