Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que têm direito ao 13º salário já podem começar a se preparar para o recebimento de benefício de forma antecipada. A primeira parcela do salário extra será repassada a partir do próximo mês.
Como nos últimos dois anos, o 13º salário será novamente antecipado devido aos impactos da pandemia da Covid-19. A intenção é atender mais de 30 milhões de segurados com um montante de R$ 56 bilhões.
O pagamento do 13º salário ocorre em duas parcelas, sendo a primeira com um valor correspondente a 50% do benefício, e a segunda sujeita a descontos do Imposto de Renda caso o segurado seja declarante.
Todavia, para ser contemplado o segurado deve ganhar um dos seguintes benefícios:
Ficam de fora dos pagamentos os beneficiários de programas assistenciais, como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).
O calendário é dividido entre os segurados que recebem até um salário mínimo e os beneficiários que ganham acima do piso nacional. Confira as datas conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Calendário da PRIMEIRA PARCELA para quem ganha um salário mínimo
Calendário da PRIMEIRA PARCELA para quem ganha acima de um salário
Calendário da SEGUNDA PARCELA para quem ganha um salário mínimo
Calendário da SEGUNDA PARCELA para quem ganha acima de um salário
Atualmente, existem três meios para as consultas dos benefícios do INSS:
Por telefone
O 13º salário poderá ser consultado por meio do telefone, pelo número 135. No momento da ligação, o cidadão deverá confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informar sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Pelo site
Um outro meio de consultar o 13º salário é por meio do site. Para isso, o segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Pelo aplicativo
O 13º salário também poderá ser consultado por meio do aplicativo oficial Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão fornecidos.