Após suspensão, concurso da Guarda Civil retoma período de inscrições; confira novas datas
Ao todo, a Prefeitura de Sorocaba oferece 50 vagas para contratação imediata para o cargo de Guarda Civil Municipal.
O concurso para Guarda Civil Municipal foi retomado após um período de suspensão e, com isso, as inscrições foram reabertas e a data da prova objetiva foi reagendada.
Continue acompanhando para saber mais.
Concurso GCM oferta 40 vagas
As vagas destinadas ao concurso público para Guarda Civil Municipal são para a Prefeitura do município de Sorocaba, no estado de São Paulo.
As provas foram suspensas por que o edital precisou ser readequado para atender aos requisitos exigidos para ingresso no cargo.
Com isso, agora as provas foram remarcadas e o período de inscrições foi reaberto.
As informações foram divulgadas pela própria prefeitura de Sorocaba.
Ao todo, a Prefeitura de Sorocaba oferece 50 vagas para contratação imediata para o cargo de Guarda Civil Municipal.
Para se candidatar, o candidato deve possuir nível médio completo e carteira nacional de habilitação (CNH), categoria A, B ou superior.
A banca responsável pela organização do concurso é a Fundação Vunesp.
O salário oferecido é de R$ 3.925,28 para uma jornada de trabalho de 40 semanais.
Como se inscrever?
O novo período de inscrições para o certame ficará aberto entre os dias 10 de outubro e 13 de novembro, diretamente pelo site da banca.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.
Quem pode se candidatar?
Para concorrer a uma das vagas, além da escolaridade, o candidato deve comprovar os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado.
- Os brasileiros naturalizados devem, no ato da posse, prestar informações sobre o processo de naturalização: data de chegada ao Brasil, país de origem, data de publicação da naturalização e se tem ou não filhos brasileiros.
- Os brasileiros naturalizados deverão apresentar documentos que comprovem a regularidade quanto às obrigações militares e eleitorais.
- Ter, na data da posse, idade mínima de 18 anos completos.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Estar quite com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino.
- Possuir a escolaridade e os requisitos de qualificação exigidos para o cargo.
- Consoante o Anexo II do Edital, a comprovação da escolaridade dar-se-á por meio de diploma original, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
- Os diplomas e/ou certificados obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, ser validados pelos órgãos competentes no Brasil, conforme disposição da legislação vigente no ato da posse.
- Possuir idoneidade moral, comprovada por investigação social realizada mediante apresentação de certidões negativas civis e criminais expedidas pelo Poder Judiciário Federal e Estadual.
- Outras exigências estabelecidas em lei poderão ser solicitadas para o desempenho das atribuições do cargo.
- No ato da investidura no cargo, o candidato aprovado poderá ter a posse negada, caso não comprove os requisitos e documentos exigidos no Edital.
Quais as funções de um Guarda Municipal 2ª Classe?
- Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;
- Exercer a vigilância diuturna interna e externa do patrimônio público municipal, em especial escolas, centros municipais de educação infantil, unidades de saúde, parques, praças, centros esportivos e culturais e demais prédios públicos, com a finalidade de prevenir sinistros, atos de vandalismo e protegê-los de crimes contra o patrimônio, bem como exercer o patrulhamento preventivo e comunitário, promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais;
- Prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir infrações penais ou administrativas e os atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;
- Atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;
- Interagir com a sociedade civil, para discussão de soluções de problemas e implementação de projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;
- Atuar, de forma articulada com os órgãos municipais de políticas sociais, visando ações interdisciplinares de segurança, em conformidade com as diretrizes e políticas estabelecidas pelo Poder Executivo; apoiar o órgão de trânsito municipal no controle de entrada e saída de veículos e pessoas, se necessário, bem como exercer a orientação ao público e segurança preventiva nos eventos e festividades realizados pelo Município de Sorocaba.
Etapas concurso Sorocaba – SP
O concurso público para a Prefeitura de Sorocaba contará com as seguintes etapas:
- Prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de Aptidão Física de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação Médica, Psicológica e Exames Complementares de caráter eliminatório e classificatório;
- Curso de Formação de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 17 de dezembro de 2023. Os candidatos serão avaliados por meio dos seguintes conteúdos:
- Língua Portuguesa – 15 questões;
- Matemática – 7 questões;
- Raciocínio Lógico – 8 questões;
- Atualidades – 5 questões;
- Conhecimentos Específicos – 15 questões
Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir com detalhes informações como o cronograma completo, o conteúdo programático das provas e as atribuições de cada cargo.