A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) encerra nesta segunda-feira, dia 3 de julho, o período de inscrição para o Vestibular 2023 para os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD). A seleção visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre deste ano.
Inicialmente, as inscrições seriam encerradas no dia 23 de junho, mas a UEMA prorrogou o prazo até hoje. Desse modo, os interessados podem se inscrever até as 23h59 desta segunda-feira (3).
Vestibular EAD 2023: Como se inscrever?
A universidade está recebendo as inscrições de forma virtual. Portanto, os estudantes deverão acessar o site da UEMA e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
É no momento da inscrição que os estudantes devem informar a opção de curso desejada e indicar se desejam participar do Vestibular EAD 2023 através do sistema de cotas ou em ampla concorrência. A escolha do polo de apoio presencial também deve ser feita no momento do cadastro.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 50,00 (cinquenta reais). De acordo com o novo cronograma, a UEMA receberá os pagamentos até amanhã, dia 4 de julho.
O edital do vestibular prevê a concessão de isenção da taxa para estudantes de baixa renda. A UEMA já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e os resultados já estão disponíveis para consulta em seu site.
Provas
A UEMA também alterou outras datas do cronograma do Vestibular EAD 2023. De acordo com o novo cronograma, as provas serão aplicadas no dia 27 de agosto de 2023. A aplicação acontecerá de forma presencial. Haverá locais de prova nas cidades onde estão localizados os polos de ensino para os quais há oferta de vagas.
A consulta aos locais de prova será liberada a partir do dia 14 de agosto. Portanto, a partir dessa data, os candidatos com inscrições homologadas poderão consultar o cartão de confirmação de inscrição.
A UEMA aplicará uma prova composta por 44 (quarenta e quatro questões) formuladas a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, abarcando os componentes curriculares referentes às seguintes áreas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (12 questões);
- Ciências Humanas (16 questões);
- Matemática e Ciências da Natureza (16 questões).
Vagas e cotas
A oferta total da UEMA é de 1.020 vagas para três cursos de graduação EAD: Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Gestão Comercial. As oportunidades estão distribuídas por polos de apoio presencial localizados em 23 municípios.
Os polos de ensino da UEMA são nas seguintes cidades: Alto Parnaíba, Lago da Pedra, Anapurus, Loreto, Arari, Nina Rodrigues, Bom Jesus das Selvas, Paraibano, Cândido Mendes, Penalva, Coelho Neto, Pinheiro, Coroatá, Porto Franco, Codó, Santa Quitéria, Dom Pedro, São Luís, Fortaleza dos Nogueira, Timbiras, Humberto de Campos e Viana e Imperatriz.
De acordo com o edital, a UEMA reserva 10% do total das vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e 5% para pessoas com deficiência (PcD).
Resultados
A publicação do gabarito preliminar do Vestibular EAD 2023 está prevista para o dia 27 de agosto, logo após a aplicação das provas. Os interessados poderão contestar as respostas oficiais e caderno de prova com a interposição de recursos até o dia 29 seguinte. A UEMA vai publicar o gabarito definitivo no dia 5 de setembro.
A divulgação do resultado final está prevista para o dia 4 de outubro. Na mesma data a universidade deve liberar a relação de convocados em 1ª chamada e orientações para as matrículas.
Acesse o edital para mais informações.
Leia também IFPR abre inscrições para o Processo Seletivo 2023/2, com a oferta de mais de 6 mil vagas; saiba mais.