Após fechamento de fábrica no Brasil, Ford anuncia investimento na África do Sul - Notícias Concursos

Após fechamento de fábrica no Brasil, Ford anuncia investimento na África do Sul

Na contramão do fechamento de fábricas registrado no Brasil, a Ford vai investir US$ 1,05 bilhão em suas operações de produção na África do Sul. Os recursos devem servir, por exemplo, para ampliar a capacidade de  fabricação da picape Ranger.

O anúncio foi feito pela montadora nesta terça-feira (02), menos de um mês depois da Ford anunciar que vai fechar todas as fábricas do Brasil.

Com o montante investido é esperado que a Ford aumente a capacidade de produção de veículos: saindo dos atuais 168 mil, para 200 mil. As informações foram repassadas por Andrea Cavallaro, diretor de operações do grupo de mercados internacionais.

“É o maior investimento nos 97 anos da Ford na África do Sul e um dos maiores já realizados na indústria automotiva local”, afirmou o executivo.

A Ford, porém, não é a pioneira levando em consideração as montadoras globais. Volkswagen, Toyota e Nissan, já estavam aumentando sua produção no país.

Um terço da produção da Ford ainda permanece no país, os veículos são vendidos para a África do Sul e outros mercados da África Subsaariana. O restante é exportado.

Esse deve ser só o inicio esperado pelo plano sul-africano. A meta, na verdade, seria a produção anual de 1,4 milhão de veículos até 2035 – o que significaria mais que o dobro do que hoje é produzido.

Outra meta é elevar a participação de autopeças nacionais de 39% para 60%.

Entenda o fechamento da Ford no Brasil

Foi anunciado na primeira quinzena de janeiro, que a Ford encerraria sua produção de veículos no Brasil com o fechamento das fábricas em três cidades: Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).

A fábrica no estado do Ceára deve ser a última a fechar, como previsão para que encerre suas atividades no quarto trimestre de 2021. A produção só deve continuar devido a necessidade de peças para suprir o estoque de pós-venda do 4×4 T4, da Troller.

Sendo que  será encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. Eles são produzidos em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).

O mercado brasileiro será abastecido com veículos produzidos principalmente na Argentina e no Uruguai. Nesses países não há previsão de encerramento de atividades pode parte da montadora, pelo menos nada foi divulgado até agora.

A Ford, por outro lado, deve manter no Brasil somente o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.

Clique aqui para saber qual o motivo alegado pela montadora para fechar as fábricas do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?