Anvisa bateu o martelo e realizou PROIBIÇÃO com URGÊNCIA de famosa marca de atum nos supermercados

Nos últimos dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou que uma famosa marca de atum retirasse os seus produtos do supermercado, devido a problemas que foram detectados nesses alimentos.

A marca em questão é a Cellier, que teve que agir para retirar tais alimentos e assim evitar efeitos negativos na saúde da população. Se você tem esse tipo de atum na sua casa, acompanhe este texto e descubra se o lote que você comprou também está comprometido.

Proibição com urgência de famosa marca de atum nos supermercados

O lote em específico que teve a sua venda proibida é o lote 08/05/23. Verifique, na embalagem dos atuns que você tem em casa, se você possui algum desses produtos. Se sim, fique atento para compreender por que esse alimento foi proibido nos supermercados!

Acontece que a Anvisa detectou, nesse lote em específico, uma quantidade muito significativa de histamina, que ultrapassaram os limites impostos pelo órgão público. O problema foi detectado quando, em julho deste ano, alunos de um Centro de Educação Infantil apresentaram intoxicação alimentar por histamina depois de consumir o atum em questão.

A partir dessa constatação, a agência investigou o lote e detectou irregularidades na quantidade da substância. Isso fez com que o produto passasse a ser proibido de ser vendido, além de que todos os produtos do lote fossem imediatamente recolhidos das prateleiras dos supermercados. A medida visou impedir, o mais rápido possível, novos quadros de contaminação, que poderiam gerar impactos negativos na sociedade como um todo, criando uma cadeia de problemas.

Anvisa bateu o martelo e realizou PROIBIÇÃO com URGÊNCIA de famosa marca de atum nos supermercados
Anvisa bateu o martelo e realizou PROIBIÇÃO com URGÊNCIA de famosa marca de atum nos supermercados. Foto: Canva.

O que é a histamina e por que ela é perigosa?

Antes de qualquer coisa, é importante compreendermos que a histamina é uma substância que se desenvolve nos peixes que já foram abatidos, e trata-se de um componente que não pode ser removido do alimento depois do seu cozimento.

Isto é, o peixe precisa ser armazenado e cuidado de uma forma bem específica, a fim de evitar a contaminação por essa substância. Pois, por mais que a pessoa tente cozer bem o alimento depois disso, a contaminação já terá acontecido.

No caso da marca de atum em questão, o peixe acabou proliferando essa substância depois de morrer, e todo o processo de preparo para enlatar não foi o suficiente para reduzir essa quantidade.

Nesse cenário, uma substância que, em pouca quantidade, poderia ser considerado inofensiva, em quantidades maiores pode causar danos à saúde. Dentre os danos, podemos citar os sintomas abaixo, decorrentes do consumo exagerado de histamina:

  • Redução da pressão arterial, o que pode ser particularmente perigoso para quem já sofre com pressão baixa;
  • Coceira excessiva na pele, em diferentes regiões do corpo;
  • Erupções cutâneas na parte superior do corpo;
  • Vômitos e diarréia em casos mais graves;
  • Dores de cabeça intensas;
  • Dormência e sensação de queimação na boca.

Por isso, é muito importante descartar os atuns do lote em questão, a fim de proteger a saúde da sua família. Observe o lote que você tem em casa e proteja-se dos efeitos colaterais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.