O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de divulgar mais alguns detalhes sobre o processo de antecipação do 13º salário neste ano. Desta vez, o órgão divulgou como esse procedimento acontecerá especificamente para as pessoas que recebem benefícios como o auxílio-doença e o auxílio-reclusão, por exemplo.
De acordo com o Instituto, os beneficiários da autarquia devem olhar o algarismo final do número geral do seu benefício. Ele deve desconsiderar aquele que vem depois do dígito. Esse derradeiro numeral definirá qual é a data exata para os pagamentos desta antecipação do 13º salário.
A primeira parcela, vai corresponder a 50% do benefício que o cidadão recebe naturalmente todos os meses do INSS. Essa liberação inicial deverá acontecer entre os cinco últimos dias úteis de abril e os primeiros cinco dias úteis de maio. Dessa forma, o usuário que recebe algum desses auxílios poderá receber esse saldo em algum dia neste intervalo de tempo.
A segunda parte corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual que está devido e o saldo da primeira parcela antecipada. Dessa forma, para algumas pessoas pode não ser os outros 50%, mas um patamar um pouco abaixo disso. Essa segunda rodada será depositada entre os últimos cinco dias úteis de maio e os primeiros cinco dias úteis de junho.
Vale lembrar que o valor da antecipação do 13º salário tomará como base o saldo que o cidadão tem programado para receber em dezembro deste ano. Assim, o usuário precisa saber quanto é que ele deverá receber no final de 2022, para saber quanto é que ele poderá pegar agora em cada parcela de antecipação.
Meu benefício será concedido a partir de maio
Para as pessoas que devem receber benefícios do INSS apenas a partir de maio, a situação é um pouco diferente. Neste caso, o pagamento deste abono deverá acontecer em uma parcela única, paga em novembro junto com o auxílio.
O Instituto afirma que para esse público, não há chances de pagamentos antecipados junto com as pessoas que receberão agora. De acordo com o Instituto, esses cidadãos que receberão benefícios a partir de maio terão que esperar um pouco mais.
Essa é uma decisão que está pacificada no Diário Oficial da União (DOU) desde esta quarta-feira (23). Mudanças ainda podem acontecer, mas o mais provável é que essas regras sigam com validade até o final deste ano.
Quem pode receber o adiantamento do 13º do INSS
Pelas normas gerais, o adiantamento do 13º do INSS deve acontecer para as pessoas que se encontram na situação de aposentados, pensionistas e de beneficiários do Instituto. Todos eles poderão pegar esse adiantamento.
O Instituto optou por fazer os repasses em duas parcelas. A primeira delas deve acontecer entre os meses de abril e maio e a segunda entre os meses de maio e junho. Estima-se que pouco mais de 30 milhões estão aptos ao recebimentos.
Não é necessário, no entanto, fazer nenhum tipo de solicitação para receber a antecipação do 13º salário. De acordo com informações do próprio Governo Federal, esse dinheiro deverá cair na conta de todos os segurados de maneira automática.
Calendário de antecipação do 13º salário do INSS
O calendário de antecipação do 13º salário do INSS já foi divulgado. Para quem não sabe, a distribuição do benefício ocorre segundo o último digito do NIS (Número de Inscrição Social), desconsiderando o número após o traço.
Confira a seguir as datas da primeira parcela do 13º salário.
Datas da primeira parcela
Para quem ganha um salário mínimo:
- 25 de abril: benefício final 1;
- 26 de abril: benefício final 2;
- 27 de abril: benefício final 3;
- 28 de abril: benefício final 4;
- 29 de abril: benefício final 5;
- 2 de maio: benefício final 6;
- 3 de maio: benefício final 7;
- 4 de maio: benefício final 8;
- 5 de maio: benefício final 9;
- 6 de maio: benefício final 0.
Para quem ganha mais de um salário mínimo:
- 2 de maio: benefícios finais 1 e 6;
- 3 de maio: benefícios finais 2 e 7;
- 4 de maio: benefícios finais 3 e 8;
- 5 de maio: benefício finais 4 e 9;
- 6 de maio: benefícios finais 5 e 0.
Datas da segunda parcela
Para quem ganha um salário mínimo:
- 25 de maio: benefício final 1;
- 26 de maio: benefício final 2;
- 27 de maio: benefício final 3;
- 30 de maio: benefício final 4;
- 31 de maio: benefício final 5;
- 1º de junho: benefício final 6;
- 2 de junho: benefício final 7;
- 3 de junho: benefício final 8;
- 6 de junho: benefício final 9;
- 7 de junho: benefício final 0.
Para quem ganha mais de um salário mínimo:
- 1º de junho: benefícios finais 1 e 6;
- 2 de junho: benefícios finais 2 e 7;
- 3 de junho: benefícios finais 3 e 8;
- 6 de junho: benefícios finais 4 e 9;
- 7 de junho: benefícios finais 5 e 0.