Antecedentes da Primeira Revolução Industrial: confira!

Um resumo completo

Antecedentes da Primeira Revolução Industrial: quais são eles?

A Primeira Revolução Industrial é o período a partir do século XVIII, mais especificamente a partir de 1760, em que a Inglaterra passou por transformações que afetaram seu sistema de produção.

Os antecedentes da Revolução são abordados com muita frequência por questões de história e de geografia, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre os antecedentes da Primeira Revolução Industrial. Confira!

Antecedentes da Primeira Revolução Industrial: o comércio

As fortes atividades comerciais que eram realizadas entre os séculos XVI e XVIII envolvendo as maiores potências da Europa, incluindo a Inglaterra, proporcionaram o grande enriquecimento da burguesia. Os burgueses seriam, posteriormente, os responsáveis por investir capital em renovação técnica e na construção de indústrias, o que proporcionaria a eclosão da Primeira Revolução Industrial.

Assim, depois do enriquecimento, a burguesia passou a financiar projetos que permitiam o aperfeiçoamento das máquinas utilizadas pelas indústrias, além de melhorias técnicas implantadas na produção.

Antecedentes da Primeira Revolução Industrial: Revolução Gloriosa

A burguesia inglesa sofreu um grande fortalecimento a partir da Revolução Gloriosa, que ocorreu em 1688, uma vez que o evento foi o responsável pelo fim da monarquia absolutista na Inglaterra. Ao se transformar em uma monarquia constitucional parlamentarista, a Inglaterra deu espaço aos burgueses para governar e agir conforme os seus interesses econômicos, sempre visando a expansão de seus lucros. 

Antecedentes da Primeira Revolução Industrial: lei dos cercamentos

Além do capital que vinha da burguesia, outro fator que permitiu a eclosão da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra foi a presença da mão-de-obra necessária para que a revolução pudesse acontecer. A Inglaterra possuía mão-de-obra em abundância devido à “lei dos cercamentos”. Os cercamentos consistiam em terras comuns que eram cercadas e transformadas em pasto.

Os camponeses que trabalhavam nessas terras foram expulsos e as terras passaram a ser utilizadas para a criação de ovelhas que forneciam lã, extremamente importante na indústria têxtil. Em consequência disso, os trabalhadores rurais se mudaram para as áreas urbanas e a mão-de-obra deles foi absorvida pelas fábricas.     

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.