A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer saber como o consumidor brasileiro avalia os serviços de telecomunicações e para isso está realizando a 8ª edição anual da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, de acordo com divulgação oficial.
Anatel: pesquisa de satisfação continuará até novembro
Até o momento, já foram entrevistados 40 mil clientes e, até o final de novembro, serão ouvidas cerca de 90 mil pessoas em todo o país, ressalta a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Dados obtidos serão validados para o Selo de Qualidade das Prestadoras
A participação dos consumidores é fundamental para que a Anatel divulgue, a partir de 2023, o Selo de Qualidade das Prestadoras. As notas que os consumidores atribuem aos serviços de telefonia fixa e móvel, internet fixa e TV por assinatura vão se juntar a informações sobre reclamações e a qualidade das redes das prestadoras para compor esses selos, que auxiliarão o consumidor a comparar as operadoras e escolher de qual delas contratar um serviço.
Temas avaliados
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de perguntas relacionadas à satisfação dos consumidores e à qualidade percebida, o levantamento também inclui questões sobre padrões de uso da internet e, para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico, idade, renda e escolaridade.
A pesquisa não inclui perguntas sobre números de documentos pessoais, e-mail para contato, endereço, número de cartão de crédito, dados bancários ou senhas, destaca a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nesta edição, estão sendo entrevistados consumidores das prestadoras Algar, Brisanet, Claro, Gigabyte, MOB Telecom, Oi, Sky, Tim, Unifique, Valenet e Vivo.
Sobre a Oi
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destaca que, no caso do serviço móvel da Oi, as entrevistas serão realizadas considerando as empresas de transição criadas para viabilizar o processo de migração dos consumidores para as prestadoras Claro, Tim e Vivo.
A classificação das prestadoras no selo de qualidade em A, B, C, D ou E (sendo A o mais alto e E o mais baixo) terá implicações diretas para o consumidor, que poderá cancelar um serviço sem multa de fidelidade se o selo da prestadora, sendo A, B ou C durante a contratação, for rebaixado para D ou E durante o prazo de vigência do contrato.
Pesquisas ocorrem desde 2002
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promove pesquisas sobre satisfação desde 2002 e de qualidade percebida desde 2012. Em 2015, as pesquisas de Satisfação e de Qualidade Percebida foram consolidadas, passando a ser realizadas em conjunto, com periodicidade anual. As ligações para Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida continuam até novembro, de acordo com a divulgação oficial.