Empreendedorismo

Ambientes: Econômico, Cultural, Legal e Tecnológico – Como analisar?

Análise de Outros Ambientes

Falamos sobre análise de ambiente interno e ambiente externo da sua empresa, uma vez que essa análise é fundamental no seu plano de negócio.

Entretanto, há outros ambientes que podem ser analisados para auxiliar nas estratégias de sua empresa.

Uma vez que a análise de ambiente deve considerar outros fatores, pois exercem influência no seu negócio. Entretanto, se a influência será direta ou indiretamente, depende do seu ramo de atuação, bem como das particularidades da sua empresa.

Ambiente econômico

A economia influencia diretamente os negócios. Sendo assim, analise inflação, PIB (Produto Interno Bruto), taxas de juros praticadas, etc.

Mantenha-se atualizado sobre a volatilidade do mercado para se preparar para possíveis crises.

Sócio-Cultural

Esses fatores estão relacionados com as características culturais da sociedade na qual o seu negócio está inserido.

Tamanho da população;

Grau de escolaridade;

Gênero;

Profissão;

Comportamento de compra, dentre outros.

Esses dados estão difundidos de forma orgânica em jornais, dados disponibilizados pelo governo, órgãos de classe, etc.

Fatores Legais e Políticos são componentes de um ambiente

Esses fatores falam sobre as leis, inclusive a que rege seu negócio, se for o caso. Sendo assim, analise a legislação fiscal, tributária, trabalhista, dentre outras.

Bem como o CDC (Código de Defesa do Consumidor), Código Civil, Leis Trabalhistas.

As emendas constitucionais e os decretos oficiais também devem ser considerados.  Enfim, tudo o que diz respeito à legislação vigente.

Exemplos recentes são a reforma trabalhista e o decreto que permitiu redução de carga horária, bem como a suspensão de contratos pela situação de calamidade pública.

Essas situações são dinâmicas e a gestão de uma empresa precisa fazer esses acompanhamentos.

Tecnologia

A tecnologia é um fator primordial numa empresa, e por isso um gestor deve estar ciente de todas as alterações e novidades.

Sendo assim, informe-se sobre lançamentos referentes a formas de pagamentos ou produtos no mercado.

Acompanhe feiras, eventos e releases sobre esses assuntos. Converse com seus clientes e concorrentes para que não fique aquém das novidades do mercado.

Essas análises irão compor a sua análise de ambientes externo e interno. Todos esses fatores irão ajudar a entender a tendência de mercado do seu ramo de atuação.