Entender como o ambiente de trabalho influencia na produtividade nos dá pistas de como criar um espaço corporativo que seja mais saudável e consequentemente mais efetivo. Afinal, a produtividade é essencial no dia a dia de trabalho, mas, muitos fatores estão envolvidos com ela.
Por isso, saber quais são esses fatores é um passo importante para alinhar os possíveis gaps que ainda existem na atmosfera corporativa. A seguir, você compreenderá alguns pontos-chave para isso.
Como o ambiente de trabalho influencia na produtividade
Não é de hoje que discutimos o quanto o ambiente de trabalho influencia na produtividade e como ele pode fazer um colaborador feliz ou infeliz. No entanto, os apontamentos a seguir são um compilado de fatores que estão no dia a dia das pessoas, mas nem sempre nos damos conta. Veja quais são:
Um ambiente sem poluição visual e sonora promove a concentração e o foco
Quando o espaço está repleto de cartazes, informações, enfeites, eletrônicos e outros materiais mal organizados, a poluição visual pode se tornar um ponto de partida para a falta de concentração. Afinal, é muito mais fácil escorregar o olhar para um quadro na parede do que ficar olhando atentamente para a tela do computador, não é?
Do mesmo ponto de partida, temos a poluição sonora. Esta pode aparecer de diversas formas, inclusive através de uma grande equipe em uma pequena sala, com constantes conversas paralelas. Portanto, atente-se para esses dois pontos, caso queira criar um ambiente mais produtivo na sua empresa.
Um ambiente colaborativo envolve a equipe
Quando a equipe está entrosada e há um ambiente colaborativo sendo desenvolvido, a produtividade também é mais evidente. Afinal, o time se sente mais à vontade para falar sobre ideias e novas possibilidades de ação que engrandeçam o trabalho como um todo.
Um espaço flexível e confortável aumenta a motivação e bem-estar
Um das formas como o ambiente de trabalho influencia na produtividade é através de um espaço flexível e confortável.
Flexível através de espaços para descanso, leitura e descontração, e confortável com cadeiras, mesas e materiais de trabalho de alta qualidade e desempenho. Tudo isso, somado, fará com que os colaboradores se sintam mais motivados e o bem-estar faça parte da rotina.
Consequentemente, a produtividade é desenvolvida, afinal, quem está feliz e satisfeito tende a ter mais foco e motivação para produzir.
Segurança e boas condições de trabalho aumentam o rendimento
Ao sentir que está atuando dentro de um ambiente seguro e com boas condições de ergonomia, o profissional tende a ter um rendimento muito maior. Afinal, a segurança é o mínimo que uma empresa pode oferecer, não é mesmo?
E quando falamos de segurança, podemos pensar em dois caminhos diferentes:
- A segurança física, em caso de ambientes de trabalho mais complexos;
- E a segurança psicológica, de sentir-se parte da empresa a ponto de não temer uma demissão, por exemplo.
Ambas as seguranças acima citadas são importantes e indispensáveis para a qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, sua produtividade.
Construa um espaço mais positivo para a sua equipe!