Investir em boas opções de alimentos que baixam o colesterol ruim pode ajudar a manter a saúde em dia, desde que o consumo seja feito de forma equilibrada e com base nas suas necessidades nutricionais.
Pensando nesse cenário, desenvolvemos este conteúdo com alguns apontamentos sobre isso. Lembrando que é importante você conversar com o seu nutricionista para elaborar um plano alimentar que seja realmente de qualidade, combinado?
Acompanhe o texto e saiba mais!
Opções de alimentos que baixam o colesterol ruim
Existem muitas opções de alimentos que baixam o colesterol ruim. O ideal é saber consumi-los da forma correta, respeitando as necessidades nutricionais do seu organismo. Para isso, conversar com um nutricionista é bem importante, ok? Vejamos algumas opções saudáveis que podem ser incluídas na rotina:
- Aveia: A aveia contém uma fibra solúvel que é capaz de reduzir a absorção de gordura que ocorre em nosso intestino. Além disso, ela aumenta a sensação de saciedade, o que pode ajudar a reduzir o consumo exagerado de alimentos.
- Frutas cítricas: A laranja, por exemplo, contém grandes quantidades de vitamina C, e isso não é novidade, não é mesmo? Porém, talvez você não saiba que essa vitamina também é capaz de auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim. Por isso, tende a ser uma boa opção para se consumir diariamente.
- Vegetais folhosos: Couve manteiga, alface, espinafre, brócolis, entre outras opções, também tendem a ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim. Isso porque, esses alimentos também são ricos em fibras, que ajudam a controlar a absorção de gordura feita pelo organismo.
Perceba que os alimentos ricos em fibras, como as frutas, verduras, legumes, cereais integrais, entre outros, são opções de alimentos que baixam o colesterol ruim. Converse com o seu nutricionista e planeje a inclusão desses alimentos na sua dieta!
Outros cuidados importantes
Além de investir nas opções de alimentos que baixam o colesterol ruim, lembre-se de que esse não é o único cuidado que devemos levar em consideração na hora de proteger a saúde do coração.
Nós devemos cuidar também da nossa alimentação de modo geral: você tem ingerido alimentos saudáveis? Será que está consumindo frituras e alimentos gordurosos demais muitas vezes na semana? Afinal, não basta consumir alimentos que podem baixar o colesterol se, ao mesmo tempo, você tem consumido gordura de modo exagerado.
Além disso, lembre-se de que a prática de exercícios físicos também deve estar na sua lista de cuidados com a saúde. Isso porque, o sedentarismo também pode ser um vilão para a saúde do coração e até mesmo para a circulação sanguínea, o que pode ocasionar o aumento do colesterol ruim. Isto é, atividades físicas também ajudam a combater esse colesterol e devem ser incluídas na rotina.
Desse modo, fica mais fácil conseguir manter os cuidados com a saúde sempre em dia, com maior eficiência e bons resultados. Na dúvida, converse com o seu médico para alinhar ainda melhor o seu plano de hábitos saudáveis.
Priorize o seu bem-estar!