Consumir alimentos para diminuir o colesterol ruim e apostar em uma dieta pobre em gorduras trans é essencial para proteger a saúde do coração no que diz respeito ao longo prazo.
Além disso, a prática de exercícios físicos também se faz necessária e deve acontecer de modo recorrente.
Considerando estes pontos, fizemos esta lista para você dar o primeiro passo rumo à uma alimentação saudável. Acompanhe e saiba mais!
Como vimos, para diminuir o colesterol ruim, precisamos incluir alimentos ricos em gorduras boas em nossa dieta, assim como devemos cortar as gorduras ruins e praticar exercícios regularmente.
Mas, como substituir as gorduras ruins? Quais são as boas? O que pode ser consumido para fazer uma verdadeira “limpa” no organismo, diminuindo a gordura no sangue?
Veja a lista abaixo e comece hoje mesmo a montar um cardápio semanal mais saudável para você.
A semente de chia é considerada um “super alimento” por contemplar uma composição rica em nutrientes e vitaminas essenciais para a saúde do nosso organismo.
Além disso, é rica em fibras, sendo este o fator capaz de diminuir a gordura no sangue, tendo em vista que a fibra absorve a gordura no intestino, impedindo que a mesma seja armazenada em nosso organismo.
A chia também é fonte de ômega 3, sendo esta uma gordura boa capaz de melhorar o colesterol bom e, consequentemente, diminuir o colesterol ruim.
Você pode consumir a chia em forma de semente, acrescentando-a em iogurtes, saladas, bolos e preparos de maneira geral, assim como também pode beber o chá de chia diariamente.
A aveia também é um dos melhores alimentos para diminuir o colesterol ruim, isso se deve ao fato de ser fonte de fibras insolúveis.
Isto é, esta fibra não é solúvel em água e quando chega ao organismo é capaz de fazer uma verdadeira “varredura” nas toxinas que estão em nosso intestino.
Como consequência, “varre” as gorduras ruins juntamente com as fezes, fazendo com que o nosso corpo diminua a absorção e, em seguida, note-se uma diminuição no colesterol ruim.
Consuma a aveia em forma de mingau com leite (sem açúcar) ou acrescente-a em omeletes, saladas de frutas, iogurtes e demais preparos como panquecas e bolos.
Não adianta apostar no chocolate ao leite e repleto de açúcar esperando os mesmos resultados, ok? O chocolate “liberado” dentre os alimentos para diminuir o colesterol ruim é, sem exceção, o amargo.
Isso porque o índice de cacau neste tipo de chocolate é bastante alto, fazendo com que a sobremesa seja rica em flavonóides. Os flavonóides, por sua vez, são responsáveis por diminuir o colesterol ruim.
Recomenda-se o consumo de cerca de 30g de chocolate amargo por dia, no lugar de sobremesas açucaradas e repletas de gorduras ruins. Mas lembre-se: não adianta deixar de comer hoje para “compensar” amanhã, ok?
Além de considerar os alimentos versáteis que citamos acima, inclua também em sua dieta:
Evite:
Com estes cuidados, certamente você terá efeitos positivos em sua saúde.