Alerta: lista de estados que podem registrar temporais nesta quinta, 4
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para temporais intensos em 18 estados do país
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o chamado alerta laranja de possíveis tempestades intensas para 18 estados nesta quinta-feira (4). Segundo as projeções do órgão, as regiões do Centro-Oeste, do Nordeste e do Sudeste deverão ser as mais afetadas por este sistema.
De todo modo, a previsão é para que a maior parte do país tenha um dia nublado nesta quinta-feira (4). No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, as precipitações não devem ser muito fortes, mas ainda assim, estes estados devem registrar um dia de pancadas de chuva.
A lista de estados
Abaixo, você pode conferir a lista completa de estados que estão em situação de alerta neste momento:
- Rio de Janeiro;
- Distrito Federal;
- Minas Gerais;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Paraná (área metropolitana de Curitiba);
- Santa Catarina (norte);
- São Paulo (litoral sul);
- Rio Grande do Sul (litoral);
- Maranhão (litoral);
- Piauí (interior);
- Bahia (interior);
- Rondônia (maior parte);
- Tocantins (maior parte);
- Pará (áreas ao sul);
- Amazonas (áreas ao sul);
- Roraima;
- Acre.
Além dos temporais
Não é de hoje que eventos climáticos estão impactando a vida de milhões de brasileiros. Nem todo mundo sabe, mas um fenômeno causado no Oceano Pacífico pode fazer com que a sua conta de energia se torne mais cara aqui no Brasil. Estamos falando do El Niño. Trata-se do movimento natural causado pelo aquecimento acima do normal do oceano pacífico equatorial, mais precisamente entre o Peru e a Indonésia.
Mas como um movimento previsto para ocorrer a milhares de quilômetros da sua casa pode fazer com que a sua conta de energia se torne mais cara? Para responder esta pergunta, é necessário entender primeiro o que é o El Niño e como este fenômeno natural impacta no clima do Brasil.