O Governo Federal paga neste mês de março mais uma rodada do programa Bolsa Família. Desta vez, ao contrário do que aconteceu em fevereiro, os beneficiários não estão podendo acumular o saldo com os repasses do Vale-gás nacional. Não há liberações planejada para este programa nos próximos dias.
Ao contrário do Bolsa Família, o Vale-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Significa dizer que os repasses do benefício devem acontecer sempre a cada dois meses. Dessa forma, como a última liberação ocorreu no mês de fevereiro, a próxima está marcada apenas para o mês de abril, como prevê o calendário oficial de repasses.
O Vale-gás nacional foi um projeto social criado para ajudar pessoas na compra do botijão de 13kg. No texto oficial da lei, deputados federais estabeleceram que os repasses deveriam acontecer sempre a cada dois meses, sob a justificativa de que um botijão de 13kg seria mais do que suficiente para uma família por um período de 60 dias.
Existem algumas críticas para esta ideia. Alguns usuários costumam usar as redes sociais para dizer que esta norma seria injusta para com as famílias maiores. Quanto mais integrantes dentro de uma casa, naturalmente mais gás será gasto em um período menor de tempo. Assim, estas pessoas precisariam de uma ajuda mensal.
A quantidade de críticas foi tamanha que o Congresso Nacional chegou a debater no ano passado a possibilidade de transformar o Vale-gás nacional em um programa de caráter mensal. Contudo, as discussões em torno desta alteração não avançaram e o Vale-gás permaneceu sendo atualmente um programa bimestral.
Valores
Mesmo que não existam pagamentos previstos para o Vale-gás nacional neste mês de março, já é possível prever uma estimativa de valor para os repasses do benefício social no próximo mês de abril.
Para as próximas liberações, o Governo Federal seguirá pagando um valor correspondente a, no mínimo, 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Este patamar é sempre definido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) todas as semanas.
Nesse sentido, o mais provável é que os pagamentos de abril do Vale-gás nacional sejam feitos em um patamar acima dos R$ 100, como aconteceu nos meses anteriores. Não há uma previsão de queda brusca dos valores do botijão para os próximos meses.
Quem recebe o Vale-gás
Para ter direito ao Vale-gás nacional é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, também é importante possuir uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal.
O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome também aponta que a família do cidadão necessita ter ao menos um integrante dentro do sistema do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Não há necessidade de se inscrever diretamente no programa Vale-gás nacional. Caso o cidadão cumpra todas as regras acima, resta apenas esperar que o Ministério selecione o seu nome. Para saber se será um dos novos selecionados, basta checar as informações da sua conta no app do Auxílio Brasil ou mesmo no aplicativo do Caixa Tem.