Desenrola: Governo não sabe quando programa será lançado

Problemas atrasam lançamento do desenrola!

Segundo informações de bastidores, programa Desenrola ainda não tem data para sair do papel, e pode demorar

Uma série de problemas técnicos e organizacionais estão impedindo o programa Desenrola de sair do papel. Reportagem publicada pela agência de notícias Reuters apurou que membros do Governo Federal ainda não sabem quando devem lançar o projeto, que pretende ajudar as pessoas que possuem algum tipo de dívida.

Na última semana, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) esteve em uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para falar sobre o tema. Na ocasião, Lula disse que aprova a criação do projeto da maneira como ele foi desenhado. Contudo, várias etapas ainda precisam ser concluídas para que as pessoas possam de fato negociar as suas dívidas.

De acordo com a reportagem da Reuters, um dos principais problemas é a questão técnica. O Governo decidiu que será preciso criar uma nova plataforma tecnológica, que vai abrigar o sistema do Desenrola. Até aqui, ainda não se sabe qual é a empresa que vai montar esta plataforma, muito menos quando ela vai ficar pronta.

A reportagem revela ainda que membros do Ministério da Fazenda ainda estão discutindo os últimos detalhes sobre o desenho do programa. Parte das arestas ainda estão presentes, e aliados do Palácio do Planalto admitem que alguns pontos do atual desenho do programa podem gerar grandes problemas em um futuro próximo.

Fontes do Ministério da Fazenda também admitiram para a agência que não será possível lançar o programa em um curto espaço de tempo. Eles avaliam que é melhor esperar mais e entregar algo melhor estruturado, do que lançar o projeto agora com vários pontos que ainda não estão claros nem mesmo para o Ministério.

Grupo de trabalho

Uma das opções que está na mesa da pasta econômica é a formação de um grupo de trabalho. A ideia é convocar representantes de bancos, credores e da sociedade civil para discutir os últimos pontos do programa antes do lançamento.

A criação deste grupo poderia servir para diminuir a desconfiança do setor financeiro diante do projeto. A avaliação de membros do Ministério da Fazenda é de que parte dos bancos não deve gostar da ideia do Ministro Fernando Haddad, e podem não aderir ao programa.

De todo modo, a criação e efetivação de um novo grupo de trabalho pode ser mais um indício de que o programa pode demorar para sair do papel. Também é um indicativo de que o desenho do projeto ainda não está pronto, como chegou a dizer o Ministro Fernando Haddad.

Desenrola dívidas

Neste caso, a demora para o lançamento do programa Desenrola pode ser visto como um grande problema para milhões de brasileiros. Quanto mais tempo se demora para negociar uma dívida, mais difícil tende a ser a negociação.

Nas contas do Ministro Fernando Haddad, mais de 100 milhões de pessoas deverão ser impactadas pelo programa social. Ele disse que o objetivo é ajudar, sobretudo, os cidadãos mais pobres que não estão conseguindo pagar as suas dívidas.

O Desenrola foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado. Hoje, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que mais de 70 milhões de brasileiros estão endividados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?