Alerta geral: Inmet publica aviso de tempestades para alguns municípios do Sul do Brasil. Além disso, os moradores de algumas cidades do Amazonas também precisam ficar atentos, visto que o instituto também publicou um alerta de chuvas intensas para essa área.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você, que reside nessas regiões, possa ficar por dentro de tudo sobre esse novo alerta. E então, possa evitar os estragos que as tempestades causam. Por isso, acompanhe a leitura até o final e confira!
Alerta geral: Inmet publica aviso de tempestade de grau de severidade perigo
Conforme já visto anteriormente, o Inmet publicou mais um aviso de tempestade para a região Sul do Brasil para esta quarta-feira.
De acordo com o alerta do Inmet, as tempestades esperadas possuem um alto grau de severidade, o que o instituto caracteriza como perigo. Isso significa que os riscos potenciais são significativos. Logo, podem trazer consequências consideráveis para os municípios afetados.
Assim sendo, a previsão indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Riscos potenciais identificados pelo órgão
Ademais, segundo o Inmet os riscos potenciais associados às tempestades são diversos e trazem prejuízos tanto para a população quanto para a infraestrutura local.
Dessa forma, os principais riscos que o instituto identifica são:
- Corte de energia elétrica;
- Estragos em plantações;
- Queda de árvores e;
- Alagamentos.
Portanto, esses eventos causam danos materiais e até mesmo colocam em risco a segurança das pessoas.
Instruções para a população
Diante de mais este alerta, o Inmet passa algumas instruções para que a população possa se proteger. Dessa maneira, em caso de rajadas de vento, é importante que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, o órgão aconselha a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem ser danificadas pela intensidade do vento.
Por fim, também é importante desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, caso possível, para evitar danos que as descargas elétricas podem causar.
Alerta geral: inmet publica aviso de tempestades nestas áreas e municípios
Ademais, as áreas afetadas abrangem áreas como:
- Regiões Serranas;
- Oeste Catarinense;
- Sudoeste Rio-grandense;
- Vale do Itajaí;
- Noroeste Rio-grandense;
- Grande Florianópolis;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Metropolitana de Curitiba;
- Metropolitana de Porto Alegre;
- Sudeste Rio-grandense;
- Nordeste Rio-grandense;
- Norte Catarinense;
- Sul Catarinense;
- Centro Oriental Rio-grandense;
- Sudoeste Paranaense;
- Sudeste Paranaense e;
- Centro-Sul Paranaense.
Além disso, dentre os municípios afetados pelo alerta de tempestades estão:
- Abdon Batista – SC;
- Abelardo Luz – SC;
- Aceguá – RS;
- Agrolândia – SC;
- Agronômica – SC;
- Água Doce – SC;
- Água Santa – RS;
- Águas de Chapecó – SC;
- Águas Frias – SC;
- Águas Mornas – SC, entre outros.
Neste ínterim, o Inmet ainda alerta para chuvas intensas em alguns municípios do Norte do Brasil, mais precisamente, no estado do Amazonas.
Inmet publica aviso de chuvas intensas no Norte do Brasil
Conforme mencionado acima, o Inmet publicou um alerta para a ocorrência de chuvas intensas em algumas cidades do estado do Amazonas. O aviso, que começou a vigorar hoje de manhã, classifica-se como de Perigo Potencial.
Dessa forma, o Inmet espera que a chuva apresente uma média de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia. Além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Contudo, mesmo não sendo uma situação de alto risco, é importante estar atento aos possíveis danos causados pela precipitação. Por exemplo, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Instruções do Inmet para os moradores
Para minimizar os impactos causados pela precipitação intensa e pelos ventos, o Inmet também passou algumas medidas preventivas para os residentes dessas regiões. Assim sendo, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada é uma delas, pois há risco de curto-circuito.
Além disso, também é fundamental também obter informações atualizadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193), que poderão fornecer orientações específicas para cada região afetada.
Municípios afetados:
Ademais, os municípios que estão sob alerta são:
- Barcelos;
- Japurá;
- Maraã;
- Santa Isabel do Rio Negro e:
- São Gabriel da Cachoeira, além de outras localidades do Norte Amazonense.
Dessa forma, é importante que os moradores dessa região estejam preparados para lidar com possíveis alagamentos, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia elétrica.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que o Inmet publica aviso de tempestades e chuvas intensas para essas regiões brasileiras. Por isso, comente abaixo o que você acha sobre esse assunto!