ALERTA: Cuidado com o GOLPE do aluguel barato no litoral
Infelizmente, o golpe do aluguel barato é uma realidade que tem pego muita gente de surpresa. Durante um tempo, muitas famílias se preparam para passar um fim de semana ou as férias inteiras no litoral, em diferentes regiões do Brasil.
Com isso em mente, alugam propriedades que prometem ser mais baratas do que os valores convencionais, mesmo que tenham benefícios e fiquem próximas ao mar.
Porém, embora essas famílias possam sonhar com um momento de descanso e descontração, a realidade é muito mais dura do que isso: na prática, o sonho de descansar e curtir as férias se torna um pesadelo.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, acompanhe este texto e entenda mais detalhes sobre ele.
O que é o golpe do aluguel barato?
O golpe do aluguel barato funciona de uma forma muito simples, mas que nem sempre é perceptível.
Basicamente, o golpista faz o anúncio do aluguel em diferentes locais, como sites, redes sociais, etc., colocando fotos e detalhes de sua “suposta propriedade”.
Normalmente, o anúncio apresenta um valor muito abaixo do praticado no mercado. É o mesmo que encontrar uma casa na beira mar que tenha diárias de R$ 30, enquanto outras, na mesma localização, cobram uma diária mínima de R$ 300.
O valor muito baixo pode começar a chamar a atenção de pessoas inocentes e ingênuas que estão em busca de um momento de descanso e de férias com a família.
Durante a negociação, tudo parece genuíno. A família passa o cartão ou faz o pix, o “atendente”, na realidade, o golpista, explica detalhes de checkin e checkout, enfim. Tudo muito “normal”.
Porém, no dia da viagem, a família se prepara para aproveitar a estadia confortável e barata. No entanto, ao chegar no local, a propriedade pode nem existir ou, se existe, é de outra pessoa que nem sabia que ela estava sendo anunciada.
Aqui, o golpe é concretizado e a família percebe que pagou por algo que nunca irá usufruir.
Além da frustração, há ainda o custo de ter que encontrar um novo local, rapidamente, para passar as férias, tendo em vista que o pagamento prévio, feito da estadia anterior, foi perdido por conta do golpe do aluguel barato.
Como evitar cair no golpe do aluguel barato?
Infelizmente, o golpe do aluguel barato no litoral é uma realidade que ocorre com frequência em diferentes regiões do país. Para tentar se proteger, considere fatores como:
- Negocie a estadia apenas por meio de aplicativos confiáveis e que tenham algum tipo de comprovação da hospedagem;
- Desconfie de preços que estão muito abaixo do mercado, mesmo quando o atendente tenta justificar de alguma maneira;
- Procure saber mais sobre outros hóspedes de determinado local, avaliando recomendações, avaliações, etc.;
- Busque indicações de locais confiáveis, conversando com amigos e familiares;
- Se for um hotel, pesquise o CNPJ e verifique se realmente é uma empresa genuína;
- Se for possível, tente visitar o local com antecedência, ou peça para algum amigo que vive na região de destino fazer isso.
Esses cuidados podem ajudar na hora de evitar o golpe do aluguel barato. Considere essas possibilidades e cuide-se!