O direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego pode ser um diferencial para que ele alcance seus objetivos de carreira. Por isso, é necessário estudar o seu próprio currículo e direcionar o seu comportamento.
Alcance seu objetivo profissional através da sua postura na entrevista de emprego
O profissional de recrutamento e seleção precisa conhecer o candidato de maneira aprofundada, já que o seu currículo o atraiu por algum aspecto. Por isso, é relevante que o candidato se coloque positivamente para que a avaliação feita pela empresa seja genuína e eficiente.
Adotar uma postura participativa é um fator relevante, contudo, só será possível que a sua postura seja genuína, se minimizar a ansiedade da situação de avaliação. Para isso, o candidato deve chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego e trabalhar a sua respiração. Dessa forma, poderá minimizar a ansiedade durante a construção de sua narrativa.
Adote uma postura assertiva e participativa
Além disso, tenha cuidado para não adotar uma postura evitativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe objetos no seu colo e evite gesticular excessivamente.
Destaque suas experiências anteriores
É importante que leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial de maneira natural. Sendo assim, fale sobre seus resultados anteriores, destacando suas características.
Por exemplo, o candidato pode falar sobre a sua facilidade para lidar com metas; senso de urgência; gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; implementação de sistemas; capacidade analítica; construção do relacionamento com o cliente; customização de indicadores; controles internos; controle de agendas; dentre outros aspectos que sejam relevantes para a análise do seu perfil profissional.
Apresente soluções para seus pontos fracos
Direcionar seus pontos fracos também é importante, já que – de forma geral – numa entrevista de emprego, o candidato é questionado sobre suas qualidades e defeitos. No entanto, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também uma solução.
Por exemplo, é possível que informe que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema utilizado dentro da sua área de atuação profissional. Porém, é igualmente importante que destaque que já está realizando cotações com instituições de ensino específicas.
Dessa forma, o candidato estará apontando uma situação e demonstrando uma resolução; o que é muito importante para que direcione o seu processo. Sendo assim, irá minimizar a ansiedade e também poderá avaliar a viabilidade da contratação, visto que essa avaliação é cabível a todos os envolvidos.