Saber quais coisas ajudam o engajamento de uma equipe é uma peça-chave para oferecer uma atmosfera mais interessante no trabalho em grupo. Assim, você poderá implementar ações que viabilizem o crescimento do time como um todo, aumentando a qualidade de vida dos colaboradores e oferecendo um ambiente de trabalho mais feliz.
A seguir, descrevemos algumas atitudes que podem fortalecer esse tipo de resultado positivo. Acompanhe.
Situações que ajudam o engajamento de uma equipe
São diversas as circunstâncias e situações que ajudam o engajamento de uma equipe. O líder precisa estar atento ao seu time, para oferecer o que realmente pode ser motivador e promissor.
Por isso, sugerimos que você faça uma reflexão e avalie as dicas que trouxemos para você. Assim, será mais fácil implementar aquilo que realmente possa ajudar a sua equipe. Veja a seguir:
1. Desenvolvimento da comunicação dentro da equipe
Incentivar a comunicação é essencial para ajudar o engajamento de uma equipe. Um time que não se comunica adequadamente pode ter falhas na comunicação, conflitos, problemas de relacionamento, etc. Portanto, incentivar o diálogo é de suma importância.
Isso pode ser feito durante os encontros do time, nos quais o chefe pode fomentar a participação de todos e deixar sempre claro que as opiniões e argumentos devem ser ouvidos com respeito e consideração.
Além disso, o líder também precisa ser um exemplo nessa história. Isto é, ele também precisa saber ouvir e aceitar pontos de vista diferentes do dele.
2. Reconhecer o esforço do grupo
Reconhecer os esforços e resultados do grupo também é uma das coisas que ajudam o engajamento de uma equipe. Afinal, quando o time percebe que todo o trabalho em equipe fomentou resultados promissores, a sensação de dever cumprido aparece e o laço com os integrantes do grupo tende a ser fortalecido.
Portanto, considere sempre reconhecer os resultados do seu time para engajá-lo ainda mais.
3. Dar voz a todos os membros da equipe
Todos os membros são importantes e, quando vistos dessa forma, podem melhorar o engajamento do grupo. Por conta disso, dar voz a cada um dos membros, questionando opiniões e ideias, durante as reuniões de planejamento, por exemplo, é uma ação bem promissora. Experimente.
4. Delegar tarefas de acordo com cada perfil
Delegar as tarefas de modo inteligente também é uma das coisas que ajudam o engajamento de uma equipe. Pois pare e pense: se há uma pessoa mais comunicativa no grupo, e outra mais “fechada” e metódica, para quem você irá delegar a organização da planilha e a leitura do discurso em uma palestra? Pois é.
Claro que você pode desafiar seus colaboradores a saírem da zona de conforto, mas isso não quer dizer que toda atividade deve ser feita fora do perfil da pessoa. Não tem sentido isso, concorda?
Sendo assim, conheça os integrantes do time e delegue de acordo com as habilidades, competências e perfis de cada um deles. Isso aumenta as chances de todos se sentirem satisfeitos com o trabalho e, consequentemente, mais engajados entre si.