Muita gente afirma que água com açúcar realmente acalma e traz efeitos “sedativos” logo após o seu consumo. Certamente você, inclusive, já deve ter vivido algum momento onde foi preciso preparar a mistura para se sentir menos “atordoado” com algo que aconteceu.
No entanto, o que o senso comum não sabe é que: não, a água com açúcar, por si só, não acalma. Seu efeito, muito pelo contrário, irá aumentar a energia nas células do corpo (por conta do aumento de glicose), podendo deixar a pessoa ainda mais agitada e irritada com a situação.
Mas, se você já tomou água com açúcar e sentiu-se mais “calmo”, saiba que existem dois argumentos para esse efeito. Abaixo explicaremos tudo com detalhes.
Como mencionamos, é mito que a água com açúcar realmente acalma e que, além disso, ela pode aumentar os níveis de ansiedade e estresse.
Porém, sabemos que muitas pessoas apontam que se sentem mais tranquilas ao beber a “misturinha milagrosa”. No entanto, isso se deve ao fato de que a bebida é capaz de desencadear dois efeitos:
Contudo, é cientificamente comprovado que a água com açúcar é pobre em nutrientes, rica em calorias e energia, e jamais é a responsável por acalmar e diminuir as tensões depois de um grande susto ou o recebimento de uma notícia ruim.
Agora que você já sabe que a água com açúcar não acalma, o que fazer em momentos de picos de estresse e sustos que você pode levar?
Para isso, existem alguns alimentos e bebidas naturais que são capazes de melhorar o reflexo do seu organismo. Você pode apostar em opções que são comprovadamente sedativas, como o chá de camomila, o maracujá e o chá de erva-doce.
Até mesmo a prática de exercícios de respiração é capaz de promover mais relaxamento do que a água com açúcar.
Portanto, a partir de agora opte por medidas realmente benéficas e que acalmam o seu corpo da forma correta. Assim você se sentirá muito mais tranquilo e, além disso, deixará de ingerir uma grande quantidade – desnecessária! – de açúcar refinado.