De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa atual para a produção total de grãos na temporada é de 271,4 milhões de toneladas, o que impacta positivamente o agronegócio e a economia nacional.
Mesmo com as oscilações climáticas registradas durante o ciclo, a produção deve alcançar em torno de 1,36 milhão de toneladas, representando um incremento de 19,5% em relação à temporada anterior.
Sobre a terceira safra da leguminosa, os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) verificaram que as lavouras já foram implantadas, seguindo em plena evolução do ciclo.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), houve redução na área plantada em comparação a 2020/21, especialmente em razão da grande concorrência com o cultivo de milho e trigo, cereais que expandiram suas áreas de abrangência neste ciclo. Ainda assim, a produção total do grão ficará próximo a 3 milhões de toneladas.
Segundo destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dentre os produtos de inverno, a semeadura das culturas foi finalizada em julho. Para o trigo, principal produto semeado, estima-se uma produção recorde de 9,2 milhões de toneladas.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destaca que esse aumento esperado na produção de 19,3% é reflexo de uma maior área plantada, com crescimento expressivo no Rio Grande do Sul – chegando a 18% no estado gaúcho se comparado com a safra passada –, aliado a uma expectativa de aumento na produtividade.
Produtos de 1ª safra, as lavouras de soja e arroz têm produção estimada em 124 milhões de toneladas e 10,8 milhões de toneladas, respectivamente. De acordo com a divulgação oficial, o resultado da oleaginosa é reflexo da severa estiagem ocorrida no final de 2021 no Sul do país e em parte de Mato Grosso do Sul.
O clima também influenciou a produtividade do arroz, que, aliado a uma menor área plantada, teve a colheita reduzida em 8,4% em relação à safra passada. No caso do milho 1ª safra, a produção se manteve praticamente estável, em volume próximo a 25 milhões de toneladas, ressalta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No levantamento oficial, a Conab destaca o trigo que teve a safra 2021/2022 (ano comercial de agosto de 2021 a julho de 2022) encerrada com os estoques finais totalizados em 722,6 mil toneladas.
Outros ajustes foram realizados nos dados de exportação e importação encerrados no último mês, sendo estimados em cerca de 6 milhões de toneladas e 3 milhões de toneladas, respectivamente.