O concurso para Agente de Custódia DF foi aberto e o novo edital será publicado no Diário Oficial da União, com previsão para suprir as carências de servidores no setor indicado.
Aliás, a informação foi divulgada pelo delegado Robson Cândido em suas redes sociais. Então, segundo ele, o processo para a formação da banca organizadora e da estruturação do processo seletivo em si já está em andamento. Sendo assim, em até 90 dias os informes oficiais serão repassados para os interessados.
Confira mais sobre o cargo de Agente de Custódia DF
O último concurso ocorreu em 2004, quando o termo utilizado para a profissão era de Agente Penitenciário. Sendo assim, como a previsão para a nova seleção, todo candidato deverá possuir um diploma de nível superior.
Além desse cargo, é possível que a Polícia Civil do Distrito Federal abra novas vagas para o cargo de Delegado, mas ainda não se tem informações muito concretas. Apenas, o que se sabe é que 40 admissões sejam feitas depois da aplicação do processo seletivo.
Vagas e Cargos
Nesse cenário, a ideia inicial é que 150 participantes sejam aprovados e ingressem na carreira proposta pelo órgão público, dentro dos conformes estruturais da banca avaliadora, a qual está sendo definida.
Dentro desse número, a previsão para Agente de Custódia DF é que que os 50 primeiros classificados sejam contratados imediatamente. Enquanto, o restante, isto é, 100 aprovados, sejam inclusos no cadastro reserva da instituição.
A propósito, o cadastro reserva funciona literalmente como o nome diz. Isto é, seguindo a ordem dos selecionados para novas convocações quando surgirem novas demandas no setor. Em geral, não há uma data ou mês específico para isso acontecer, podendo ser no próximo semestre ou até no ano seguinte.
Remuneração
Via de regra, a remuneração desse profissional é significativa e segue a Lei n° 11.361, de 2006, a qual varia de acordo com a categoria do contratado. Assim, essas variações vão seguindo as promoções da carreira e vai aumentando com o tempo.
Logo, para a terceira categoria, o salário é de aproximadamente 9.400 reais. Enquanto, para a segunda é 9.900 reais, para a primeira é 11.850. Por fim, para a categoria especial, 14.850.
Sendo assim, a remuneração é um fator que estimula muitos cidadãos. Afinal, esse valor proporciona uma mudança importante na qualidade de vida. Logo, garante uma estabilidade empregatício muito procurada pelos brasileiros.
Atribuições do cargo de Agente de Custódia DF
Nesse contexto, as funções do Agente de Custódia DF podem ser bastante amplas, considerando a sua importância dentro da instituição e, ainda, fora dela. Sendo assim, seguem algumas das principais atribuições desse profissional:
Primeiramente, é dever realizar o atendimento, a vigilância, a escolta e a revisão e possível apreensão de objetos recolhidos no Departamento de Polícia Especializada ou em outros prédios públicos relacionados com o órgão em questão.
Além do mais, ele desempenha atividades de custódia, escoltas judiciais, incluindo presos em ambientes hospitalares, em transportes de penitenciárias e em várias outras situações que possam oferecer riscos à sociedade.
Demais atribuições do profissional
Para mais, o Agente de Custódia DF é responsável por participar de operações policiais. Além disso, deve conduzir adolescentes infratores, auxiliar no processo de recaptura de criminosos foragidos da justiça, etc.
Logo, é possível perceber o quanto entrar nessa carreira quer dizer se envolver diretamente com a segurança pública da sociedade. Então, inclui funções como tanto reprimir quanto evitar crimes por maiores e menores delitos.
Processo seletivo anterior
Agora, confira como foi o concurso anterior para Agente de Custódia DF.
Primeiras etapas
Além do mais, é interessante entender como funcionou o processo seletivo anterior para ficar por dentro de como estudar. Assim como, se preparar para alcançar a tão sonhada aprovação.
A primeira etapa contou com uma prova objetiva composta por questões de múltipla escolha de caráter classificatório e eliminatório.
Seguram os temas: Língua Portuguesa, Noções Básicas de Direito Constitucional, Noções Básicas de Direito Administrativo, Noções Básicas de Direito Penal, Noções Básicas de Direito Civil, Noções Básicas de Direito Processual Penal e Noções Básicas de Informática.
Outras etapas
Com isso, é muito importante seguir estudando para contemplar todos esses temas no dia e concluir as outras etapas, que incluem: exames biométricos, teste de aptidão física, avaliação Psicológica e investigação do histórico social.
Lembrando que todas essas fases possuem caráter eliminatório. Então, mesmo que o candidato seja aprovado na primeira fase e seja bem classificado na prova teórica, ele precisa atender esses pré-requisitos para ser efetivamente admitido e seguir carreira como Agente de Custódia DF.