Você sabe quando deve usar as palavras afim ou a fim? Se não, você veio ao lugar certo para acertar na ortografia. Então, muitas pessoas têm dúvidas a respeito desses termos e de quando é correto usar cada um deles.
Neste guia, vamos te mostrar mais detalhes sobre isso e dicas para nunca mais cometer esse tipo de erro.
Além disso, confira mais detalhes sobre outros erros comuns de grafia, e como acertar na escolha das palavras. Quer saber mais sobre isso? Então, não deixe de ler até o final e fique por dentro deste assunto.
Por que treinar a ortografia?
A Língua Portuguesa é muito bonita e cheia de riquezas e detalhes. Mas apesar disso, costuma causar muita confusão e dúvidas nos brasileiros.
É certo que entendemos muito bem nosso vocabulário. Ademais, nos adaptamos rapidamente, segundo as nossas necessidades e a nossa realidade na hora de falar.
Contudo, na hora de escrever, algumas palavras podem ser confusas. Consequentemente, nos levando a cometer erros. Por isso, treinar a grafia pode ser uma ótima forma de aprender de vez a usar alguns termos.
Afinal, a Língua Portuguesa está presente em todos os âmbitos de nossas vidas, seja na escola, no trabalho ou mesmo nos concorridos concursos públicos.
Afim ou a fim? Qual usar?
Para entender quando usar cada um desses termos e acertar na ortografia, é importante se atentar a alguns pontos.
O termo “afim”, escrito sem separação, existe. No entanto, o seu uso é mais raro por fazer parte de uma linguagem mais formal. Além disso, poucas pessoas sabem, mas “afim”, na verdade é um adjetivo. Ou seja, tem o mesmo uso de palavras como “feio”, “grande” ou “engraçado”.
Para entender melhor, a palavra “afim” é um sinônimo de “semelhante” ou “igual”, ou “parecido”.
Exemplos:
- Eu me dou muito bem com meu primos, pois nossas convicções são bastante afins.
Ou seja: “convicções parecidas”.
- No trabalho, nossas atividades são afins, por isso, sempre nos ajudamos.
Ou seja: “minhas atividades e as suas são semelhantes”.
Já para os sentidos mais comuns empregamos o termo “a fim” separado. Aliás, é o uso mais comum. Sendo assim, usamos em duas situações. Veja mais a seguir:
1. Para finalidade:
O termo “a fim” é comumente empregado para denotar finalidade, isto é, como um substituto de “para” ou “com o fim de”.
Exemplos:
- Estou economizando seu salário, a fim de fazer uma viagem nas férias.
- Os funcionários foram demitidos nesta semana, a fim de evitar aumento da crise que estamos atravessando no momento.
- Eu passei várias horas a mais estudando, a fim de tirar uma nota maior.
Nessas situações, o termo “a fim”, escrito separadamente, pois, faz parte de uma locução prepositiva, ou seja, “a fim de”.
2. Para demonstrar interesse
Outra forma de usar termo “a fim” de forma separada é utilizá-lo na linguagem coloquial, ou seja, no cotidiano.
Dessa forma, “a fim” substitui “estar com vontade de”, “desejar” ou “querer”. Nesse sentido, o termo precisa estar sempre precedido do verbo “estar”.
Exemplos:
- Eu não estou a fim de sair hoje. Podemos ficar em casa?
- Eu estou a fim de viajar esse fim de semana para a casa de minha avó;
- Meu amigo não estava a fim de ir à festa, mas eu o convenci.
Ou seja, em uma linguagem mais informal, o termo “a fim” pode ser usado de forma a demonstrar interesse. Além disso, não esqueça que o termo sempre deve acompanhar o verbo “estar”.
Outros erros comuns de ortografia
Além do que citamos anteriormente, os brasileiros costumam tropeçar em diversos outros termos para acertar na ortografia da Língua Portuguesa, por exemplo:
- As palavras “a gente” e “agente”, por exemplo, são comumente confundidas. Mas saiba que “agente” é uma profissão. Enquanto que “a gente” nada mais é do que um substituto coloquial de “nós”;
- Outro erro comum diz respeito ao uso de “mas” ou “mais”. Nesse caso, “mais” tem sempre um significado de adição, enquanto “mas” é uma conjunção que significa oposição ou restrição;
- “Embaixo” e “em baixo” também é uma questão de dúvida para muitos. Portanto, “embaixo” serve como substituto de “sob”, enquanto que “em baixo” é empregado para denotar o contrário de alto.
Desse modo, coloque essas dicas em prática e acerte no uso de “afim” ou “a fim”. Além disso, não deixe de treinar outros termos que costuma confundir, para não errar nunca mais.