Com a crise que estamos passando, muitas pessoas estão perdendo seus empregos, e algumas outras já tinham essa vontade de empreender, mas não sabem como começar a administrar um negócio.
Hoje em dia são muitas as opções para quem quer empreender. Porém, são tantas coisas a se pensar não é mesmo?
Como começar a empreender, como administrar, afinal de contas é o seu negócio e você precisa de muita dedicação e cuidado, e principalmente vai investir seu dinheiro nesse sonho, portanto, ele seu planejamento precisa ser muito bem executado.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2017, já apontava uma taxa de empreendedorismo crescente de adultos entre 18 e 64 anos.
Sendo que, 12% eram empreendedores que tinham oportunidade, já tinham um plano, já 8% empreendia por necessidade.
Como administrar meu negócio?
Sabemos que administrar uma empresa não é tarefa fácil, independente do tamanho da sua empresa.
Primeiramente as empresas precisam manter hábitos saudáveis para que os processos sejam realizados da melhor forma possível, sendo profissional e com foco sempre na melhoria contínua da empresa.
Caso o empreendedor tenha dúvidas, é aconselhável que busque ajuda de uma consultoria empresarial para lhe auxiliar.
A princípio administrar seu negócio envolve planejamento de ações, organização das atividades, coordenação e controle dos seus recursos e assim, distribuir da melhor forma possível para os setores responsáveis.
- Agrade seus clientes
- Invista em seus colaboradores
- Disciplina
- Organização
- Flexibilidade
- Liderança
- Comunicação
Planejamento e Documentação da empresa
A organização dos documentos é muito importante, devem estar sempre organizados e atualizados em uma pasta ou arquivo.
Principalmente notas fiscais e documentos que participam de licitações por exemplo.
Uma empresa bem planejada e organizada tem muito mais chances de obter sucesso.
Um plano de negócios é de extrema necessidades para:
- Anotar seu objetivos
- Estabelecer metas e prazos
- Manter-se atualizado
Um dos pontos mais importantes e que requer muita atenção é o financeiro. Dê atenção ao seu fluxo de caixa, o que entram o que sai, para isso é importante por exemplo, que use um sistema. Pois ele manterá seus dados seguros e é muito confiável.
- O controle das vendas, empréstimos, pagamentos de dívidas, pagamentos de funcionários, compra de produtos entre outros, é tudo organizado no fluxo de caixa.
- Tenha uma previsão de gastos, separe as suas finanças pessoais das finanças da empresa.
Controle seu estoque, um bom planejamento dele, garante uma satisfação geral da empresa e dos clientes. Sendo possível aplicar preços mais justos e com melhor qualidade.
Para quem já administra uma empresa há mais tempo parecem dicas simples, mas para quem está iniciando, são dicas essenciais e muito importantes.
Se gostou das dicas, e quer saber mais sobre o assunto, ou algum outro, deixe seu comentário.