O que fazer quando o planejamento falha?
As falhas fazem parte dos processos e administrá-las faz parte da gestão empreendedora.
O empreendedor entende a necessidade de planejar tudo o que faz, bem como os motivos dessa necessidade. Entretanto, como administrar o que não está dando certo?
Os planejamentos estratégicos dentro do empreendedorismo visam entregar ao gestor uma visão holística, ao passo que consiga entender o seu negócio.
Sendo assim, a ideia é que o empreendedor divida os objetivos em metas, e faça acompanhamentos. Ao passo que realize ajustes conforme os problemas se apresentem dentro da sua gestão.
Todavia, dentro da rotina nem sempre esse acompanhamento é feito da forma necessária, e os planejamentos podem não ser efetivos.
Reveja seu projeto inteiro
Por isso quando o plano de implementar ou melhorar algo que existe não dá certo, muitos gestores ficam sem ter o que fazer. Pois sabemos que além dos planos a médio e longo prazo, a rotina demanda muito da administração.
Por isso, preparamos algumas dicas para quando o planejamento não está saindo bem.
- Revisão do projeto;
- Levantamento da situação problema atual;
- Novo levantamento de orçamento financeiro;
- Nova implementação;
- Disciplina no acompanhamento.
A Revisão do projeto consiste em rever tudo o que foi desenhado no inicio e como está agora.
O levantamento da situação problema significa que deve analisar qual é o problema maior que enfrente agora, mesmo que tenha vários, algum ponto é crucial e está parando seus objetivos.
Deve levantar um novo orçamento para iniciar esse projeto, bem como rever as metas de acordo com a sua situação financeira real.
Recomece o projeto dessa vez com novas metas e tenha disciplina nesse acompanhamento.
Prossiga com estratégia
Falamos sobre ferramentas de acompanhamento de projetos, e podem ser muito importantes nesse seu acompanhamento, O Trello é uma ferramenta muito útil nesse acompanhamento.
Reveja outros pontos que podem interferir em seus resultados, como a gestão da sua equipe, ou a gestão do seu relacionamento com o cliente.
Entenda que as falhas são aprendizados para que possa melhorar suas ações. Não desista dos seus objetivos, mas mantenha as estratégias e o foco. O êxito está nas suas melhorias e no quanto pode fortalecer suas ações.