A administração ambiental é um sistema de gestão empresarial que tem como objetivo principal a sustentabilidade.
Dessa maneira, praticam-se metodologias administrativas voltadas para a redução do impacto ambiental das atividades econômicas através dos recursos naturais.
A administração ambiental poderá aparecer em questões de vestibulares, do Enem e de concursos públicos. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, veja!
Principais objetivos da Administração Ambiental
A administração ambiental tem como principais objetivos:
- Utilizar os recursos naturais de maneira racional
- Buscar saídas para correta manutenção da biodiversidade
- Utilização de métodos de reciclagem e resíduos sólidos
- Busca a sustentabilidade dos recursos naturais
- O processo produtivo reaproveita e oferece tratamento para recursos naturais como a água
- Criação de produtos que impactem o mínimo o meio ambiente
- Meios de sistemas que não contribuam para a poluição ambiental, como o carbono zero por exemplo.
- Investimento em treinamento de pessoas para conhecer o sistema de sustentabilidade da empresa e a sua importância
- Criação de programas que retirem produtos da natureza, principalmente os poluentes dos rios, solos, entre outros. Como por exemplo o processo da logística reversa que retira do meio ambiente pneus, pilhas, celulares, baterias de carros, entre outros.
Importância da administração ambiental
A administração ambiental tornou-se fundamental por vários motivos, inclusive para a valorização da marca por estar realizando um trabalho sustentável.
Além disso, empresas que adotam a administração ambiental reduzem seus custos, afinal, através da redução dos desperdícios e reutilização dos materiais que antes eram descartados.
Por isso, companhias que aderem ao sistema acabam ampliando suas relações comerciais com outras empresas e com consumidores que procuram por esse princípio.
Vale dizer que por conta da globalização e os impactos ambientes severos causados pelos humanos houve o aumento significativo do Efeito Estufa e do Aquecimento Global.
Desse modo, a administração ambiental passou a ser muito discutida por governos, instituições e pela sociedade, passando a ser implantada por grandes companhias.
ISO 14000
O ISO 14000 destaca-se por ser um conjunto de normas técnicas e administrativas que busca a criação de parâmetros e diretrizes para a administração ambiental em empresas públicas e privadas.
As normas fazem parte da ISO “International Organization for Standardization” em português “Organização Internacional para Padronização”.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre administração ambiental?
Não deixe de ler também – Origem do Universo: Entenda o Big Bang.