Servidores da Educação de Manaus realizaram um protesto em frente à Casa Civil, no centro da capital Rio Branco, na tarde desta quarta-feira (5).
De acordo com os participantes ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), haverá uma assembleia na próxima sexta-feira (7). Nesta reunião terá a discussão sobre uma greve da categoria.
O Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado (Sinproacre) e o Sindicato dos Técnicos Administrativos de Apoio Administrativo Educacional (Sinate) assinam um comunicado com as reivindicações para o setor da educação no Acre.
Entre os pedidos dos servidores esclarecidos na nota oficial estão:
- Não ao início do ano letivo de 2021, nem presencial nem remotamente;
- Reposição inflacionária;
- Reestruturação de tabelas com pisos das carreiras.
Decisão da volta às aulas no Acre
A volta às aulas no próximo dia 10 de maio vai marcar o início do ano letivo de 2021 no estado do Acre.
Para este retorno, está previsto mais de 148 mil alunos da rede pública de ensino. Entretanto, devido à crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid-19 – o estado vive atualmente a bandeira vermelha do plano de contenção do vírus -, o ensino vai permanecer remoto, assim como ocorreu no ano passado.
Vale lembrar que, a priori, as aulas voltariam no último dia 3 de maio. Entretanto, os professores não finalizaram os treinamentos oferecidos pela Secretaria, tampouco não realizaram todo o planejamento para as aulas.
Além disso, o encerramento do ano letivo de 2020 já ocorreu na maioria das instituições acreanas, com exceção de algumas escolas situadas na zona rural e escolas indígenas. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, tudo indica que os dois anos letivos serão unidos em 2021.
E então, o que achou desta notícia? Compartilhe com quem precisa saber disso.
Leia mais – Internautas se dividem sobre greve de funcionários da Caixa Econômica