Abrir uma empresa nos EUA: veja como é possível internacionalizar seu negócio
Confira como ter uma empresa no exterior com essas dicas
Muitos proprietários de empresas desejam expandir suas operações no exterior vendendo para clientes nos Estados Unidos. Alguns negócios se beneficiariam mais exportando para corporações americanas ou por meio de empresas comerciais. Por isso que hoje, nós indicaremos como internacionalizar seu negócio ao abrir empresa nos Estados Unidos.
Como é possível abrir uma empresa nos EUA?
Nos Estados Unidos, abrir uma empresa é um processo rápido e relativamente desburocratizado. Então, aqui está uma visão geral de alto nível, incluindo todas as etapas e detalhes cruciais.
1º. Aprenda alguns conceitos básicos antes de iniciar um negócio nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, cada estado é responsável por fazer cumprir seu próprio conjunto de leis. Portanto, as necessidades para estabelecer, abrir e administrar um negócio no país americano podem diferir de um estado para o outro.
Para abrir uma empresa como estrangeiro, não é necessário visto nem possuir um Social Security Number (o equivalente americano ao CPF brasileiro). Além disso, você pode fazer todo o processo de abertura de empresa no site do governo.
Assim, pode levar até 30 dias para abrir uma empresa nos Estados Unidos, mas geralmente leva muito menos tempo. Em alguns estados, o procedimento pode ser concluído em até cinco dias úteis.
Espera-se que iniciar um novo negócio exija um investimento inicial de pelo menos US$ 500,00.
Nos Estados Unidos, a missão social de uma empresa não é tão limitada quanto no Brasil. Por isso, é prática comum as empresas oferecerem uma variedade de serviços sem passar pela rotina burocrática com o governo.
2º. Estabeleça o nome oficial da empresa
Para abrir um negócio nos Estados Unidos, o primeiro passo é escolher um nome para ele. Então, se você deseja fazer negócios em um estado específico, precisará descobrir se as leis desse estado. Isto é, se elas exigem ou não que você use um nome de empresa específico, por exemplo. Ademais, o processo de verificação deve envolver o órgão estadual competente. Conflitos com marcas preexistentes podem ser evitados e o pedido de registro fica mais protegido contra indeferimento total graças a essa disposição.
O nome da empresa e o nome da marca não precisam ser a mesma coisa. No entanto, se os nomes forem iguais, é fundamental fazer uma busca em bancos de dados que contenham informações sobre marcas já em uso nos Estados Unidos.
Em seguida, você deve registrar sua marca no USPTO (United States Patent and Trademark Office), a agência federal responsável pelo registro de marcas e patentes nos Estados Unidos. Fazer isso o mais rápido possível também é crucial.
Em terceiro lugar, escolha a estrutura jurídica da sua empresa antes de lançá-la no mercado americano. Vale a pena notar que existem muitos tipos diferentes de sociedades para escolher. LLCs e corporações são os tipos mais comuns:
- LLCs, é a abreviação de “Companhia de Responsabilidade Limitada”, consiste em uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada. Aliás, que pode ser constituída por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas físicas e jurídicas;
- Corporação: é uma estrutura corporativa comum para grandes empresas. Essas organizações se originam de um conselho executivo e permite o crescimento infinito do capital por meio da emissão de ações.
3º. Inclua o endereço da empresa e o estado de incorporação
O endereço físico da empresa pode ser qualquer um dos seguintes, dependendo do estado dos EUA onde está sediada: física; eletrônico (apenas um endereço) ou pertencente a funcionário da empresa.
4º. Escolha um corretor licenciado para abrir uma empresa nos EUA
É obrigatório em alguns estados dos EUA nomear um agente registrado para representar a empresa. Este profissional passará a ser responsável por receber as comunicações judiciais e governamentais. Desse modo, saiba que pessoas físicas ou jurídicas dentro do mesmo estado onde a empresa está sediada são aceitas.
5º. Estabeleça a empresa em conjunto com o órgão estadual apropriado
Nesta etapa, há a criação da pessoa jurídica. Isso é feito com o órgão estadual apropriado no estado onde o negócio será baseado, bem como com o órgão federal apropriado no Brasil.
Aqui será necessário transmitir todas as informações que foram determinadas até o momento sobre a nova empresa.
6º. Saiba se outras licenças são necessárias para abrir uma empresa nos EUA
Pode ser necessário obter licenças federais, estaduais ou locais para as atividades nas quais sua empresa se envolverá.
Em termos de agências federais, vale citar a FDA (Food and Drug Administration), que emite licenças de alimentos e medicamentos. Assim como também tem a TSA (Transportation Security Administration), que tem autoridade para designar empresas como “Known Shippers” e isentá-las de direitos de importação nos Estados Unidos (entre outros benefícios).