De acordo com informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), houve uma elevação do consumo no varejo, segundo pesquisa oficial, essa elevação foi de 1,98%. A recente divulgação oficial da Agência Brasil, destaca que, no comparativo com o mês de fevereiro para março, o aumento foi considerado em 7,29%.
Além disso, quando essa comparação é feita entre o mês de março de 2023 e o mês de março de 2022, a alta fica em torno de 4,58%. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o resultado contempla diversos modelos de consumo, o que abrange o mercado convencional, atacado, lojas locais, supermercados e e-commerces.
Os indicadores têm como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o primeiro trimestre de 2023 foi importante para os consumidores, considerando a menor pressão inflacionária nos alimentos, diferente do que ocorreu no mesmo período de 2022.
Visto que no ano de 2022, os preços para o consumidor final cresceram de forma mais escalada, o que impactou os produtos de consumo básico.
A elevação dos preços das principais commodities no ano de 2022 impactou o custo de produção de diversos alimentos e proteína animal. Além disso, o valor dos combustíveis também refletiu diretamente na rotina do consumidor final.
Segundo destaca o representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em março de 2023, os produtos voltados para a Páscoa também elevaram o consumo no país. Além disso, o aumento do reajuste do salário mínimo em 7,42% pode ter influenciado o poder de compras de mais de 60 milhões de brasileiros, segundo destaca a divulgação oficial.
Outros fatores relacionados à política atual também podem ter contribuído positivamente para essa finalidade, como a manutenção do pagamento de R$ 600 dentro do programa Bolsa Família, o auxílio gás, que considera 100% da média nacional do preço do botijão de 13 Kg e o resgate referente ao abono salarial PIS/PASEP para trabalhadores que não receberam no ano de 2021.
Os dados oficiais da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) destacam que houve uma queda de 0,94% no primeiro trimestre referente ao valor de alguns itens da cesta básica, o que abrange carnes, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene.
Além disso, também correu uma queda de 0,62% no preço médio nacional da cesta básica, passando de R$ 752,04, em fevereiro, para R$ 747,35 em março.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) registrou uma queda expressiva dos preços em alguns itens no primeiro trimestre de 2023, dentre os quais estão o café torrado e moído, frango congelado, cortes bovinos, óleo de soja ,cebola, tomate e batata.
Estes itens sofreram uma queda que pode variar entre 2,15% e 36,75%. Já outros itens de consumo básico do brasileiro tiveram o seu valor aumentado em 2023, dentre os quais estão o feijão, o ovo, o arroz, o leite longa vida e a farinha de mandioca. Essa elevação varia entre 4,40% e 10,33%.
Conforme informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os produtos relacionados à cesta básica de higiene também sofreram aumento nos preços. O sabonete subiu cerca de 3, 07%, seguido do papel higiênico, que teve um aumento de 2,39% e do creme dental, que subiu 2,5%. Por fim, o shampoo teve uma elevação de 1,42%.
Segundo destaca a divulgação oficial, os preços dos produtos de limpeza sofreram elevação em 2023. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) registrou um aumento de 2,48% no preço do sabão em pó.
Já o detergente líquido utilizado para lavar louças teve um aumento de 1,52%, seguido do desinfetante e da água sanitária. Contudo, de forma geral, os dados são mais positivos do que a análise feita em 2022.