Vamos lá, aqui temos mais um caso de troca devido à semelhança sonora entre “a ver” e “haver”. Contudo, as expressões existem, mas quando se trata especificamente destas expressões, elas não são correlatas. Especificamente, quando se trata da frase:
Ex.: Isso não tem nada a ver.
A oração acima está correta, porém não é raro candidatos em redações ou provas de redações escreverem, por exemplo, “A afirmação não tem nada haver”. Neste caso, há um sério equívoco que pode causar uma perda importante de pontos, prejudicando a pontuação do candidato ou da candidata.
Vejamos, portanto, o que diferencia os dois exemplos.
Haver
A palavra “haver” é classificada como verbo. Logo, representa uma ação e, nesse caso, de possessão. Isto é, o “haver” em geral surge quando atribuímos ao sujeito uma condição de possessão.
Ex.: Houve muito tumulto nesse dia.
O verbo haver carrega a ideia de possessão e existência.
A ver
Já a locução a ver no caso desse artigo é o termo correto, pois não tem o significado de possessão, mas de ver. Isto é, quando dizemos que algo não tem “nada a ver”, trata-se de que não há nada de semelhante entre um e outro. Ou, outros casos, que algo não tem sentido em relação a uma referência anterior.
“A ver”, portanto, é um expressão formada pela cCconjunção da preposição “a” mais o verbo no infinitivo “ver”. Por outro lado, “haver” se trata de um verbo único, cujo significado se resume à qualquer forma de possessão.
MateriEssa confusão, ressaltamos, ocorre devido a uma semelhança fonética que, no momento exato da redação, pode causar uma confusão importante e acabar por prejudicar o candidato.
Por enquanto é só! Esperamos que todas as dúvidas tenham sido solucionadas e desejamos boa sorte a todos e todas!