A Teoria Malthusiana: vai cair na sua prova!

A Teoria Malthusiana: um resumo

O termo teoria malthusiana se refere à teoria criada pelo economista Thomas Malthus, no final do século XVIII.

O assunto é cobrado com grande frequência em questões de geografia e de história, principalmente relacionado ao seu contexto histórico.

Assim, é fundamental que você domine as principais características da teoria malthusiana para garantir um bom desempenho nas suas provas.

A Teoria Malthusiana: Introdução

A Teoria Malthusiana, também denominada de malthusianismo, é uma teoria criada pelo britânico Thomas Malthus, na segunda metade do século XVIII. É válido destacar que as ideias dessa teoria foram pensadas em um importante contexto histórico: aquele em que ocorria a Primeira Revolução Industrial.

A Teoria Malthusiana: Quem foi Tomas Malthus?

Thomas Robert Malthus foi um economista nascido em 1766, na Inglaterra. Matlhus estudou  filosofia e teologia e se tornaria, posteriormente, professor de economia. Porém, o economista se tornaria conhecido em 1798, ano da publicação de seu livro “Um ensaio sobre o princípio da população”, em que defendia a sua teoria.

A Teoria Malthusiana: Contexto Histórico

Devemos destacar que Tomas Malthus viveu no século XVIII, o chamado “século das luzes” e, dessa maneira, foi contemporâneo de importantes teóricos do Iluminismo, como David Hume e Jean-Jacques Rousseau. Assim, estudiosos afirmam que a sua teoria foi também influenciada pelo pensamento iluminista, que defendia o predomínio da ciência e da razão.

Ainda, entre 1760, ano em que se inicia a Primeira Revolução Industrial, e 1850, o número de habitantes da Inglaterra dobrou, o que chamou a atenção de diversos estudiosos.

Isso porque, a Revolução Industrial fez com que as pessoas saíssem do campo em direção à cidade em busca de empregos. Nos centros urbanos, os indivíduos desfrutavam de melhores serviços de saúde, o que aumentava a expectativa de vida da população.

A Teoria Malthusiana: Características

A teoria malthusiana trata, principalmente, de assuntos demográficos, ou seja, que concernem o tamanho da população. A principal ideia de Malthus é que a população cresceria em um ritmo acelerado (em progressão geométrica), enquanto a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento (em progressão aritmética).

Dessa maneira, em um determinado momento, faltariam alimentos para grande parte da população.

Além disso, uma das ideia mais polêmicas de Malthus é que a desigualdade social é inevitável. Isso porque, se todas as pessoas usufruíssem de riquezas, a população aumentaria em grandes níveis, provocando um imenso desequilíbrio entre a produção de alimentos e a quantidade de pessoas.

Para evitar que a falta de alimentos ocorra em futuro próximo, Tomas Malthus criou a tese de que desastres como pestes e guerras eram meios de controlar o crescimento populacional, principalmente entre as classes baixas.

Ainda, Malthus afirmava também que o Estado não deveria fornecer ajuda aos mais pobres, uma vez que as medidas fariam com que esses não mudassem de vida e continuassem a prejudicar o cenário demográfico. Vale lembrar que, segundo o economista, o principal problema vinha justamente das classes mais baixas, uma vez que eram os seus membros que tinham mais filhos.

A Teoria Malthusiana: Críticas

Malthus não poderia contar com o avanço da ciência no campo da pecuária e da agricultura. Esse fez com que a produção de alimentos também crescesse e fosse o suficiente para a população.

Ainda, o economista também não poderia prever que, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, as famílias passariam a gerar menos filhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.