A tecnologia tem mudado a realidade do empreendedorismo, já que diversas contribuições ocorrem por meio da tecnologia de forma direta e indireta.
A tecnologia no empreendedorismo: oportunidades para a empresa de pequeno porte
Certamente, a tecnologia na gestão empresarial torna a empresa eficiente e direcionada; o que gera uma excelente custo-benefício e facilita os investimentos futuros da empresa no mercado atual.
A resiliência no mercado competitivo
É importante que a gestão de uma empresa considere os fatores internos e externos para que direcione sua atuação, visto que o cenário atual é altamente competitivo. Por isso, é cabível que a resiliência seja um valor para as empresas, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.
As novas tecnologias nas PMEs
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Edelman, juntamente com a Microsoft Brasil, 42% das pequenas e médias empresas brasileiras adotaram novas tecnologias durante o período da pandemia, considerando o ano 2020 até meados de 2021.
A recuperação econômica na era digital
Para a maior parte dos entrevistados – 83% – novas tecnologias mudaram o caminho do mercado, facilitando a recuperação econômica. Por isso, o investimento em tecnologia é primordial para o sucesso de uma empresa, principalmente para uma empresa de pequeno e médio porte. Haja vista que o direcionamento do orçamento resulta em novas descobertas, novos nichos e novas necessidades do cliente final.
A transformação digital e a gestão holística
A transformação digital é algo que ocorre de maneira direta e indireta. Por isso, ela está acontecendo a todo momento. Sendo assim, o investimento em tecnologia permite que uma empresa crie novos processos; reformule sua infraestrutura; reduza custos; construa um relacionamento sólido com a sua audiência; direcione suas ações de marketing digital; faça uma correta gestão de estoque, dentre outros aspectos pertinentes a uma gestão atualizada e holística.
Application Programming Interface (API)
A integração sistêmica por meio de API é utilizada no momento atual por diversos sistemas, de modo que é uma tecnologia que permite a integração entre sistemas diferentes e facilita a comunicação interna e externa.
Além disso, o investimento direcionado em fatores tecnológicos permite que a empresa amplie o seu canal de vendas e atendimento. Dessa forma, a empresa atende o seu cliente de maneira objetiva e inteligente, como é o caso do chatbot, por exemplo.
Inovação e oportunidades
Uma vez que o cliente pode ser atendido e direcionado a qualquer hora do dia através da Inteligência Artificial. Por isso, a tecnologia é uma necessidade, ao passo que também é uma grande mudança para as empresas de pequeno porte, sendo uma fonte de inovação e oportunidades.