O Governo Federal assinou uma Medida Provisória no dia 6 de junho, lançando seu programa de desconto tributário para os carros populares produzidos pelas montadoras em todo o território nacional. A princípio, de acordo com uma pesquisa da jATO do Brasil, foram vendidos até agora 93,5 mil veículos zero quilômetro.
Todavia, a divulgação desse levantamento se deu na última segunda-feira (03/07) e considera as negociações feitas até o final da semana passada. A jATO do Brasil é uma empresa especializada no setor automotivo. De acordo com a pesquisa anunciada, a Volkswagen está em primeiro lugar, com 9.746 unidades de seu Polo.
Ademais, até o momento, foram vendidas 8.258 unidades do Chevrolet Onix, e 7.519 do Fiat Strada. Para fazer o levantamento, a jATO do Brasil utilizou informações sobre o emplacamento de veículos no país e a lista dos carros incluídos no programa de descontos tributários realizado pelo Governo Federal.
Vale ressaltar que cerca de 34 modelos de carros estão participando do programa governamental e estão sendo atualmente negociados com os descontos. Todavia, o programa procura tornar veículos de até R$120 mil, mas baratos e acessíveis para a população brasileira. No início, apenas pessoas físicas teriam o benefício.
Desconto para carros novos
Vale ressaltar que houve uma prorrogação de mais 15 dias para a compra de carros com desconto para as pessoas físicas. Na primeira etapa do programa do Governo Federal, foram disponibilizados cerca de R$500 milhões em subsídios, ou seja, descontos tributários para as montadoras de veículos presentes no país.
De fato, os descontos para os veículos produzidos ficaram entre R$2 mil e R$8 mil. Aliás, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na semana passada, acabou ampliando o programa do Governo Federal em mais de R$300 milhões, e considerou a medida de barateamento de veículos um sucesso.
Analogamente, a prorrogação do programa de descontos se deu devido ao rápido uso dos recursos e subsídios dados pelo governo, e foi feita através de uma outra Medida Provisória, publicada na última sexta-feira (30/06). Sendo assim, o valor dos subsídios dados para as montadoras ficará em cerca de R$650 milhões.
Carros negociados até o fim da semana passada
- Volkswagen Polo – 9.746
- Chevrolet Onix – 8.258
- Fiat Strada – 7.519
- Fiat Mobi – 6.894
- Fiat Argo – 6.747
- Chevrolet Onix SD – 6.419
- Hyundai HB20 – 6.173
- Renault Kwid – 5.927
- Fiat Cronos – 4.968
- Volkswagen Savero – 4.427
- Citroën C3 – 2.930
- Peugeot 208 – 2.718
- Fiat Pulse – 2.507
- Fiat Fiorino – 2.242
- Volkswagen Virtus – 2.186
- Jeep Renegade – 2.006
- Volkswagen T-Cross – 2.004
- Toyota Yaris HB – 1.660
- Hyundai HB20S – 1.198
- Nissan Kicks – 1.162
- Toyota Yaris SD – 1.068
- Renault Sandero – 1.004
- Renault Duster – 936
- Honda City – 669
- Chevrolet Montana – 632
- Renault Logan – 473
- Chevrolet Spin – 402
- Renault Oroch – 158
- Peugeot Partner Rapid – 153
- Chevrolet Tracker – 120
- Peugeot 2008 – 111
- Volkswagen Gol – 89
- Fiat Fastback – 10
- Citroën C4 Cactus – 3
Subsídios do Governo Federal
Durante o primeiro mês do programa do Governo Federal, foram disponibilizados cerca de R$560 milhões para os descontos às montadoras de veículos do país. O objetivo principal foi baratear os carros ditos populares. Deve-se observar que esse valor já foi gasto, de acordo com as informações divulgadas pelo MDIC.
Segundo o painel produzido pelo ministério, a indústria automobilística nacional já pediu 86,15% dos créditos tributários do valor total disponibilizado primeiramente pelo Governo Federal para os descontos dos carros populares. O benefício irá recair diretamente nos consumidores ao adquirir um veículo novo, zero quilômetro.
Desse modo, o MDIC também apresentou dados sobre a venda de veículos de transporte de passageiros que ficou até o momento, em cerca de R$140 milhões e de transporte de carga, com R$100 milhões no total. De acordo com o ministério, o crédito dado à indústria automobilística ficou dessa maneira:
- FCA Fiat Chrysler: R$ 230 milhões;
- Volkswagen: R$ 100 milhões
- Hyundai: R$ 60 milhões;
- Renault: R$ 60 milhões;
- Peugeot Citroën: R$ 40 milhões;
- General Motors: R$ 30 milhões;
- Nissan: R$ 20 milhões;
- Honda: R$ 10 milhões;
- Toyota: R$ 10 milhões.
Mercado estagnado
O programa busca oferecer um desconto a indústria automobilística, barateando a produção dos carros populares e fomentar o setor. Primeiramente, muitas montadoras tem anunciado algumas paralisações em sua produção devido a uma estagnação do mercado de veículos. As críticas de devem a alta dos juros básicos da economia brasileira, a taxa Selic. Atualmente ela está em 13,75% ao ano.
Em conclusão, há menos consumo no país e uma grande dificuldade de se obter um crédito e portanto de fazer também um financiamento. Dessa forma, o Governo procura oferecer os subsídios e reduzir os tributos, como uma maneira de compensar a indústria de veículos para que possam produzir seus carros populares.