A poupança deve ser parte de um planejamento financeiro - Notícias Concursos

A poupança deve ser parte de um planejamento financeiro

A poupança deve ser parte de um planejamento financeiro gradual e flexível. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

A poupança deve ser parte de um processo evolutivo dentro da dinâmica do seu plano, por isso, é relevante direcionar valores para poupança de maneira contínua e planejada. 

A poupança deve ser parte de um planejamento financeiro

Considere na sua rotina o que pode ser modificado no que tange aos seus hábitos de compra e consumo. Dessa forma, poderá viabilizar uma poupança de maneira gradual e faseada.

Poupe todos os valores economizados

Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, não é necessário abdicar da construção da sua poupança, visto que é possível que faça um planejamento que contemple suas necessidades.

Poupe os valores economizados de forma contínua, ainda que sejam irrisórios. No entanto, para que construa uma poupança, é necessário que faça pequenas mudanças na sua rotina de modo assertivo.

Faça trocas econômicas na sua rotina de forma simples e eficiente

Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção sem anuidade. Da mesma forma, é possível realizar uma troca no que tange a sua conta bancária, considerando que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade, sem cobrar taxa do cliente final. No entanto, é possível que analise o seu estilo de vida e considere outras mudanças.

Visualize o seu processo e direcione a construção do relacionamento com suas finanças

Dentro do conceito de poupança flexível, você deve direcionar todos os valores para essa finalidade. Certamente, serão os valores irrisórios. O mais importante é que direcione todos os valores para que visualize o seu processo e construa uma relação positiva com suas finanças pessoais.

Crie um processo resolutivo

Dessa forma, a poupança será parte de um processo relacionado aos seus hábitos de rotina; o que fará com que o planejamento financeiro tenha mais sentido de um processo pessoal, de modo que não seja um sacrifício pontual. Assim sendo, a poupança será resolutiva em longo prazo.

Analise o mercado de investimento e conheça outras opções de renda fixa

Além disso, a poupança não precisa ser a sua única opção de investimento. Já que é possível conhecer o mercado e analisar outras possibilidades de renda fixa, como o tesouro direto e os certificados de depósitos bancários, por exemplo; o mais importante é que a poupança seja parte de um fluxo assertivo e direcionado dentro da sua rotina. Portanto, faça adaptações e não deixe de realizar um planejamento que permita a poupança como um hábito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?