A notícia que chocou e assustou a todos os brasileiros com conta no Nubank
O roxinho trabalha contra a burocracia do sistema financeiro. Uma das missões da empresa é garantir que seu sistema seja de confiança e seguro para os clientes. Por isso, em certos casos, as medidas para proteção geram um bloqueio na conta Nubank. A proteção e segurança dos dados dos usuários sempre são prioridades, segundo a instituição.
Dessa forma, na matéria de hoje do Notícias Concursos, mostraremos alguns dos motivos que levam uma conta Nubank a ter o bloqueio. Você saberá também o que fazer nessa situação.
Por que a conta Nubank teve um bloqueio?
O bloqueio da conta acontece quando o banco recebe uma denúncia ou tem uma atividade que é suspeita. A intenção é garantir a segurança dos clientes e a do sistema financeiro.
A instituição afirma que está constantemente aprimorando os métodos de identificação dos comportamentos suspeitos. Assim, investe também em ações para a segurança e proteção dos usuários do app. Uma das maneiras de fazer isso é por meio dos bloqueios preventivos de serviços e produtos.
Este bloqueio dá um prazo para que o Nubank possa analisar as informações e garantir o uso legítimo da conta, bem como transações seguras. Quando tal acontecimento é notado, a equipe de segurança age rapidamente para entender a situação, ajudando os clientes na resolução do problema.
Durante o processo, equipes de atendimento não têm a permissão de compartilhar nenhuma informação nem com os próprios titulares das contas. Essa é também uma forma de proteção contra fraudadores. Isso faz com que eles não tenham o conhecimento da investigação e dos dados dos clientes, nem tentem fazer nada para impedir.
Qual situação faz com que uma conta seja bloqueada?
Uma conta é bloqueada nas situações abaixo:
- Quando é preciso confirmar o cadastro e algum documento enviado pelo cliente para garantir que não tem fraude na identidade;
- Quando tem uma movimentação que levante suspeita ou mesmo uma denúncia. Assim, há a checagem da transação para entender se a transação está sendo feito pelo/para o cliente mesmo;
- Se tem alguma utilização incorreta dos serviços ou produtos;
- Quando tem suspeita de conta usada por outra pessoa.
E depois que a conta Nubank é bloqueada?
Cada caso é um caso. Geralmente, depois de identificar o problema do bloqueio, as atividades do app ficam temporariamente indisponíveis. Assim que o cliente entra em contato questionando, o banco explica os motivos e os procedimentos para verificação que serão necessários até a liberação.
Em caso de bloqueio temporário, os clientes podem até não perceber, recuperando o acesso pouco tempo depois. Mas, para os casos mais duradouros, o comunicado do desbloqueio da conta Nubank é feito via e-mail. Em qualquer situação, o e-mail é a ferramenta principal de contato com o Nubank.
De acordo com o próprio banco, todo o processo citado acima é feito na tentativa de proteger o cliente. Os sistemas financeiros que são mais seguros beneficiam todos os usuários, incluindo os que têm a conta Nubank bloqueada por algum engano, mas depois liberada.