Uma das perguntas mais comuns para quem entra no mundo da numismática é a seguinte: existe a possibilidade de conseguir um lucro garantido? A resposta é sim, mas vai depender da moeda que você encontra no comércio ou na sua casa.
Existe, por exemplo, o caso de uma moeda antiga que, se encontrada, pode render um lucro garantido. Isso significa que mesmo que a peça não tenha um grau de conservação muito elevado e que não conte com erros ou variantes, vai render um bom dinheiro.
E caso você encontre várias dessas moedas ao mesmo tempo, é possível que você consiga ainda mais dinheiro. Por isso, é muito importante prestar atenção aos detalhes para não deixar o item passar para outras mãos.
As moedas antigas
A moeda antiga que pode gerar um lucro garantido nesse ano de 2025 é a peça de 1000 réis do ano de 1922. Logicamente, esse exemplar não está mais em circulação e não pode mais ser encontrado em um trocado no comércio, por exemplo.
Por isso, é natural que a maioria das pessoas não consiga identificar esse item com certa facilidade. Pensando nisso, listamos abaixo um grupo com as principais características das moedas de 1000 réis do ano de 1922 previamente disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Material: bronze alumínio
- Diâmetro: 26,7 mm
- Massa: 8,00 g
- Espessura: 2,20 mm
- Bordo: serrilhado
- Titulagem: Cu 910, Al 90
- Eixo: reverso moeda (EH) ?
- Desenho do Anverso: Bustos de Dom Pedro I e presidente Epitácio Pessoa envolvidos por inscrição ACCLAM. DA INDEPENDENCIA * * X PRESID. DA REPUBLICA – BBASIL (ao invés de BRASIL!)
- Desenho do Reverso: Tocha com dois ramos, um com coroa e outro com barrete da liberdade, o valor 1000 réis e as datas 1822 e 1922 – 7 de setembro, 1º centenário da independência
Os valores das moedas
De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, a moeda de 1 mil réis do ano de 1922 pode chegar a ser vendida a R$ 120. Mas, no mínimo, você poderá receber R$ 15 por exemplar, caso ela não tenha um grau de conservação muito elevado.
Todas essas indicações estarão mais claras na imagem abaixo, que já considera os catálogos numismáticos mais atualizados desse ano de 2025:
Entendendo as classificações
Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- MBC
O termo MBC significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- SOB
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- FC
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
As moedas do Brasil
O Brasil já contou com várias moedas no decorrer da sua história. Abaixo, você pode ver um resumo da nossa história monetária:
- Período colonial a 1942 – Réis;
- De 1942 a 1967 – Cruzeiro;
- De 1967 a 1970 – Cruzeiro Novo;
- De 1970 a 1986 – Cruzeiro;
- De 1986 a 1989 – Cruzado;
- De 1989 a 1990 – Cruzado Novo;
- De 1990 a 1993 – Cruzeiro;
- De 1993 a 1994 – Cruzeiro Real;
- De 1994 até os dias atuais – Real.