Rachel de Queiroz foi uma importante escritora brasileira. Rachel foi também a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras.
A literatura de Rachel de Queiroz é abordada com frequência por questões de literatura dentro das principais provas do Brasil, como os vestibulares e o ENEM. Algumas das obras da autora fazem parte de listas de leituras obrigatórias para o vestibular.
Assim, para que você possa estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a produção literária de Rachel de Queiroz. Confira!
Rachel de Queiroz foi escritora, tradutora e jornalista. Ela se tornou a primeira mulher a fazer parte de dois ambientes que eram predominantemente masculinos ao receber o Prêmio Camões, evento que aconteceu em 1993, e também ao entrar para a Academia Brasileira de Letras.
A sua primeira publicação foi o romance intitulado “O Quinze”, que aborda um tema de extrema importância: a seca nordestina de 1915. O livro retrata também os problemas enfrentados pelos retirantes. Devido à importância do livro, ele recebeu o prêmio da Fundação Graça Aranha.
Apesar de a ficção social ter sido um dos principais tipos de produção da escritora, ela escreveu também romances, contos e crônicas sobre outros temas igualmente importantes.
A literatura de Rachel de Queiroz é caracterizada pela presença de muitos traços regionalistas, como na obra “Memorial de Maira Moura”. Porém, a sua produção também era marcada por outros aspectos, como a narração intimista presente na obra “As três Marias”.
De forma geral, podemos dizer que a literatura de Rachel de Queiroz pode ser colocada no movimento modernista brasileiro. As suas obras são também caracterizadas pela presença de temas sociais.
Dentre as principais obras de Rachel de Queiroz, podemos destacar: O Quinze, João Miguel, Três romances, Caminhos de Pedras, Memorial de Maria Moura, As Três Marias, O Galo de Ouro e Dora Doralina.