O mercado é competitivo em todos os segmentos, por isso, grandes empresas na atualidade estão preocupadas com o volume de influências do empreendedorismo na decisão de compra do cliente. Pois, a dinâmica da era digital permite que empresas de pequeno porte ganhem o público de empresas tradicionais.
Não faz muito tempo que grandes marcas eram monopólios no mercado. Entretanto, a entrada de empreendedores em diversos segmentos, fez com que esse fluxo fosse modificado e o mercado se tornasse cada vez mais competitivo na era digital.
Dispor de um valor relevante para investir em uma empresa pode ser muito importante. Entretanto, não é mais a única necessidade para o sucesso de uma marca na era digital. Visto que é necessário que a entrega feita ao público seja corroborada por valores e diferenciais dos quais, por muitas vezes, pequenas empresas dominam o mercado.
A experiência do cliente deve ser considerada como valor para uma marca. Por isso, quando a empresa entrega o produto, está entregando o seu valor de mercado; a sua visão; a maneira como atende o cliente; o serviço pós-venda; o seu grau de comprometimento; a usabilidade do seu site, dentre outros fatores tangíveis e intangíveis.
Por conta dessa percepção, a estratégia de gestão de uma empresa pode fazer com que ela alcance a liderança dentro de seu nicho de atuação. Não são poucas as grandes marcas que foram diminuídas ou excluídas do mercado, por conta da chegada de empreendedores estratégicos.
Por exemplo, vamos pensar no mercado financeiro, no qual grandes empresas detinham todo o fluxo financeiro do Brasil. Porém, tais instituições tiveram que se adaptar devido ao grande volume e sucesso das fintechs.
Na atualidade, você consegue uma conta digital e um cartão de crédito sem anuidade. Por isso, grandes bancos tradicionalistas foram obrigados a cobrir essa oferta, mediante a inovação das fintechs, que fizeram com que essa prestação desprovida de cobranças fosse uma necessidade. Visto que a aprovação do público ao serviço prestado pelas é elevado. Por exemplo, o Nubank na atualidade é uma das maiores empresas do mundo.
Sendo assim, não dá para duvidar do potencial de um empreendedor quando pensamos em inovação na era digital. Por isso, grandes empresas precisam acompanhar suas estratégias e pequenas empresas precisam analisar as falhas de grandes marcas para que possam criar o seu caminho dentro de um mercado competitivo, dinâmico e atual.