O Governo Britânico e a Piraporiando promovem no dia 28/10, das 9h às 13h (quinta) o Webnário “Língua inglesa como habilidade para redução de desigualdades”.
O evento, que faz parte do UK-Brazil Skills for Prosperity Programme, iniciativa do governo britânico que trabalha pela democratização do ensino de inglês em escolas públicas do Brasil.
O encontro promoverá debates sobre a importância do ensino do inglês para jovens negros brasileiros na redução das desigualdades e no combate ao racismo. As inscrições são limitadas e gratuitas, clique aqui e se inscreva.
O encontro reúne especialistas em educação e casos práticos que apontam caminhos para que a juventude negra tenha mais acesso ao idioma para construção de uma sociedade mais equânime.
Uma pesquisa realizada pela British Council em 2019 apontou que apenas 5% dos brasileiros falam inglês, mesmo 91% dos executivos entrevistados consideram essencial o idioma no mercado de trabalho.
Vagas que exigem inglês tornam-se impeditivo para que jovens negros possam conquistar oportunidades e se desenvolver profissionalmente.
A abertura do evento será realizada por Peter Wilson, Embaixador Britânico no Brasil, e por Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, negócio de Impacto e Tecnologia Social que atua na promoção da diversidade na Educação.
A mediação do evento fica por conta de Lisa Weedon, Vice-Cônsul Geral São Paulo, Cintia Gonçalves, gerente de Inglês do British Council, e de Janine Rodrigues.
Perspectivas e boas práticas no ensino do inglês
A professora Lilia Melo e Maria Goreth Sousa, Secretária de Educação do Amapá, são algumas das convidadas do painel ” O inglês na construção de perspectivas e oportunidades”, o primeiro do evento.
Lilia é criadora do projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio ao Protagonismo”, com jovens do bairro Terra Firme, em Belém (PA) e ganhadora do prêmio nacional “Professores do Brasil”, promovido pelo MEC (2018). Já Goreth traz as iniciativas do estado do Amapá para uma educação antirracista.
O segundo painel “O inglês na educação da juventude negra e seu papel na redução das desigualdades” traz casos de sucesso. Adriano Carvalho, professor de inglês e fundador da Black English Diáspora compartilha vivências e práticas para uma educação antirracista no ensino do idioma.
Já Patrícia Costa, responsável pela elaboração de materiais didáticos de inglês para a prefeitura do Rio de Janeiro, conta os desafios na produção de conteúdos para democratizar o ensino do idioma.
A pesquisadora da Diáspora Africana e consultora em inovação e diversidade Marta Celestino traz sua experiência na construção de metodologias de ensino à frente da Ebony English.
A professora Fabiana Côrtes traz a experiência do “Ela Mandela”, projeto que promove a formação de mulheres negras para a liderança e também do curso de inglês afrocentrado Winners também compõe o painel.
Quando o inglês faz a diferença
O último painel “Barreiras e soluções – quando o inglês faz toda a diferença?” traz a historiadora, pesquisadora e professora da rede pública Carolina Maíra que tem como foco de trabalho a pesquisa sobre jovens negros e a importância do inglês como oportunidade.
Para ampliar o debate, Joana Oscar, professora, Mestra e Doutoranda e atuante na Gerência de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, compartilha as iniciativas que apoiam jovens no aprendizado do inglês.
Jamille Bastos, ex-bolsista da Chevening Scholar, com experiência de estudos em escolas públicas conta sua trajetória e como o domínio do inglês a ajudou a quebrar barreiras.
O webinário acontece dia 28/10, das 9h às 13h. Inscrições gratuitas e limitadas. Programação completa e inscrições clicando aqui.
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