Com o avanço da vacinação no Brasil, cada vez mais as empresas têm retomado as atividades no modelo híbrido, fato que aquece novamente o mercado de trabalho no país, além de estimular o inicio da carreira em muitos jovens.
Ao longo da pandemia do novo coronavírus muitas empresas precisaram se reorganizar, situação que gerou inúmeras demissões, e também corroborou para o acúmulo de funções para alguns colaboradores.
Por conta da retomada econômica, muitas empresas passaram a liberar demandas que estavam suspensas. Essa expectativa tem aumentado o número de processos seletivos para estagiários e trainees.
Vale destacar que alguns processos seletivos são extremamente disputados com um alto número de inscritos. Por isso é necessário realizar um bom planejamento e organizá-los por meio do alinhamento com as estratégias da empresa.
Com a chegada da pandemia, os processos seletivos para estágio e trainees passaram a ser realizados de maneira remota, sem deixar de lado a importância da relação humana e qualidade nas escolhas.
Boa parte dos processos possuem diversas fases eliminatórias através da requisição de habilidades; como:
- Testes de inglês,
- Raciocínio lógico,
- Atualidades,
- Avaliação de perfil comportamental.
Além disso, atualmente são realizadas de maneira online: dinâmicas de grupo, painel de negócios e entrevistas com recrutadores e gestores.
Preparo para o processo seletivo
Para se preparar para o processo seletivo, um ponto de destaque é que o candidato precisa ter principalmente foco na carreira, ou seja, não vale a pena se inscrever em qualquer processo aberto.
É normal que o desejo de começar logo a vida profissional, faça com que os jovens se candidatem a vários processos de maneira aleatória. Contudo, essa atitude pode prejudicar seus objetivos profissionais.
Conhecer a empresa, seus valores, sua atuação e posicionamento são fatores essenciais para inscrição no processo seletivo.
Outro fato importante é que o candidato veja quais são os critérios exigidos no anúncio do estágio, pois não perde oportunidades que mais se encaixam com as suas qualificações.
Para conseguir uma vaga não é preciso experiência profissional, mas esses processos são uma ótima oportunidade de começar a carreira profissional alinhada com o curso de graduação.
Além disso, o estágio o programa de trainee oferece ao estudante um plano de carreira estruturado e que pode alavancar sua trajetória profissional.
Ademais, o mercado de trabalho se mostra cada vez mais competitivo. Tal fato é evidenciado através dos números altíssimos de desemprego no país.
Por fim, os candidatos precisam entender que para conseguir o sucesso esperado na carreira é preciso ter objetivos bem definidos, ter autoconfiança, demonstrar empatia e potencial, assim como fazer da experiência inicial uma conexão agradável.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Dicas de postura e direcionamento na entrevista de emprego.