Muitos fatores são responsáveis pelo resultado de uma empresa no mercado atual. No entanto, alguns fatores são intangíveis e outros são completamente visíveis na rotina empresarial.
Sendo assim, a análise administrativa se tornou uma necessidade para uma empresa, ainda que seja uma organização de pequeno porte. Visto que através da análise dinâmica de todos os fatores, é possível que a empresa alcance resultados assertivos, considerando o seu objetivo quando da definição de sua cultura organizacional.
Portanto, o entrante no empreendedorismo não deve abdicar das estratégias de gestão para que coloca seu foco exclusivamente na sua atividade principal, como ocorre em alguns casos. Certamente o empreendedor – em sua maioria – possui um conhecimento amplo e dinâmico sobre a atividade operacional da sua empresa.
Entretanto, quando o empreendedor negligencia sua necessidade estratégica cria um fluxo contraproducente, já que não pode otimizar o seu negócio através do investimento direcionado em estratégias de gestão. Sendo assim, é inerente ao empreendedorismo a atuação dinâmica, estratégica e atualizada. Dessa forma, o empreendedor reforça os pontos positivos da sua empresa por meio do destaque positivo de seu produto ou serviço; ao passo que evita a obsolescência da própria marca.
Visto que os fatores tecnológicos impactam diretamente na qualidade do produto ou serviço, de modo que faz parte da construção do relacionamento da marca com o cliente. Sendo assim, fatores holísticos e conceitos cada vez mais abrangentes devem fazer parte da estratégia de gestão no empreendedorismo; independentemente do porte, nicho ou segmento da empresa.
Portanto, cabe ao empreendedor que faça investimentos direcionados, bem como, também deve realizar adaptações relevantes de ferramentas de gestão, como a matriz Swot, Pest e análise de Ansoff; considerando que são análises importantes para a administração empresarial. Uma vez que são ferramentas que permitem uma verificação sobre os fatores externos não controláveis e as tendências de mercado.
Além disso, as estratégias de gestão permitem que uma empresa direcione o seu produto no mercado, evitando ficar aquém do seu potencial, já que o fluxo de oferta e demanda não é estático, assim como o comportamento de compra do cliente. Por todos esses pontos, é relevante que a gestão considere os fatores que impactam no ciclo de melhorias contínuas no empreendedorismo da era digital.