Entenda a entrevista de emprego como uma forma de apresentação do seu perfil e não como um julgamento de sua personalidade.
A entrevista de emprego como um processo positivo na sua carreira profissional
O conceito de entrevista de emprego como um julgamento pode ser completamente contraproducente para o candidato, por isso, é necessário entender a entrevista de emprego como o direcionamento positivo do seu processo profissional.
Um conceito objetivo para a sua trajetória no mercado de trabalho
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para analisar o currículo, por isso, se recebeu o convite para uma entrevista de emprego, significa que atende os critérios da vaga em questão. Por isso, a entrevista de emprego é uma exploração positiva do seu currículo. Já que é uma maneira de conhecer melhor os seus objetivos e analisar o seu perfil.
Além disso, a entrevista é uma forma da empresa apresentar ao candidato a sua proposta. Por isso, quanto mais assertivo for o seu comportamento, maiores serão suas chances de analisar a viabilidade da contratação e os valores envolvidos.
Conheça os valores da organização
Analise o site da empresa para conhecer os valores, a missão e a trajetória da organização. Dessa maneira, poderá direcionar o seu comportamento e analisar a viabilidade da vaga, já que uma empresa startup tende a ser mais aberta do que uma empresa tradicional, por exemplo.
Exemplifique suas qualidades
Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu perfil de maneira orgânica, ressaltando características e resultados anteriores. Por exemplo, fale sobre a sua capacidade de gerir pessoas; alcançar metas; mapear necessidades; gerir projetos; poder de persuasão em vendas; resiliência; produtividade; elaboração de campanhas motivacionais etc.
Seja resolutivo quanto aos seus defeitos
Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, é importante que seja resolutivo. Por exemplo, se coloque como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, mas destaque que deseja estudar teatro.
Adote uma postura participativa
Além disso, o seu comportamento deve colaborar com a sua narrativa de forma ampla e direcionada. Sendo assim, não cruze braços e pernas, trabalhe a sua respiração, mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.
É muito importante para o candidato ser assertivo nas suas respostas e utilizar o espaço cedido para perguntas de modo objetivo, considerando seus objetivos profissionais em longo prazo. Dessa maneira, a entrevista de emprego tende a ser parte de um processo resolutivo e eficiente.