As expectativas para o crescimento do turismo em 2022 seguem em alta, impactando positivamente as perspectivas sobre a economia nacional, destaca o Ministério do Turismo (MTur).
A elevada expectativa de crescimento do turismo impacta a economia de forma positiva
Segundo recente levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado na data desta publicação, 14 de setembro de 2022, o setor de turismo deve avançar 5,1% neste ano, ressalta o Ministério do Turismo (MTur).
De acordo com informações divulgadas recentemente pelo Ministério do Turismo (MTur), o percentual é maior do que o registrado pela entidade no último mês, quando foram estimados 4,1% de expansão em comparação com 2021.
Destaque para o setor de serviços e seu impacto econômico
O volume da receita do setor de serviços, onde o turismo está incluído, também foi revisado, passando de 2,5% para 2,9%, destaca a recente divulgação oficial. O avanço dos números do setor ocorreu após a alta em julho de 1,1% no índice de atividades turísticas anunciado pelo IBGE na última terça-feira (13), destaca o Ministério do Turismo (MTur).
Dados oficiais e comparativos
O Ministério do Turismo (MTur) enfatiza que o crescimento foi o maior para o mês desde 2011, quando foi registrada uma elevação de 1,6%. De acordo com as informações oficiais, na comparação entre julho de 2022 e 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 26,5%.
Diversos segmentos impulsionaram o setor de turismo
O Ministério do Turismo (MTur) analisa que o índice positivo foi impulsionado pelos aumentos de receita obtidos por empresas de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê, conforme o próprio MTur tem ressaltado nos últimos meses.
A elevação do emprego e renda ocorreu em locais turísticos
Além disso, a retomada dos mais de 50 segmentos relacionados ao turismo também ampliou a oferta de empregos no regime CLT no país. Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Turismo (MTur), no acumulado entre outubro de 2020 a julho de 2022, 380 mil novas vagas de empregos foram geradas no Brasil.
O turismo é fundamental na economia nacional
O turismo impacta a economia de diversas formas. Segundo a divulgação oficial, o retorno das atividades em bares e restaurantes, bem como no setor de serviços de hospedagem, elevaram de forma ampla e considerável a formalização dos postos de trabalho no país.
Além disso, o turismo ampara o empreendedorismo do país, valorizando a diversidade da cultura nacional através de diversos tipos de atividades, principalmente o artesanato local.