As expressões “A” e “HÁ” provocam muita confusão entre os estudantes brasileiros, uma vez que elas são palavras muito parecidas.
Dessa maneira, para te ajudar a obter um bom desempenho no ENEM ou nos vestibulares, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre as principais regras que envolvem o uso dessas duas expressões. Vamos conferir!
O modo correto de usar as palavras “a” e “há” gera muitas dúvidas entre os estudantes, tanto em questões de português como no momento de escrever uma redação. Isso acontece porque as duas expressões são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de maneira diferente.
Mas, fique tranquilo. No artigo de hoje, você vai entender como o uso de cada uma dessas expressões funciona.
A palavra “a” pode funcionar de diferentes maneiras e adquirir significados diversos.
“A” pode funcionar, por exemplo, como uma preposição, conectando uma palavra à outra e estabelecendo uma relação de dependência entre elas. É válido destacar que alguns verbos costumam ser dependentes dessa preposição para que a frase onde estiverem inseridos faça sentido.
Porém, lembre-se de que quando o verbo pede a preposição “a” antes de um substantivo feminino ela deve ser acompanhada do artigo “a”, formando a crase. Confira alguns exemplos a seguir:
A palavra “A” também pode ser usada quando precisamos definir um substantivo feminino, utilizamos o termo “a”, uma vez que ela pode adquirir a função de artigo definido, feminino e singular.
Confira esse exemplo:
A palavra “há” é um verbo auxiliar que possui a função de indicar tempo decorrido. Ela é utilizada para expressar algo que ocorreu no passado e já se encerrou. Confira alguns exemplos:
Note que nos dois exemplos a palavra “há” indica uma ação que ocorreu no passado.
A principal diferença entre “a” e “há” é que a primeira é uma preposição, enquanto a segunda é um verbo auxiliar. Além disso, a preposição “a” pode ser usada para indicar direção, tempo e finalidade, enquanto “há” indica tempo decorrido.
Para saber qual das duas palavras utilizar, é importante prestar atenção ao contexto da frase. Se a intenção é indicar direção, tempo ou finalidade, deve-se utilizar a preposição “a”. Porém, se o objetivo for indicar tempo decorrido, então você deverá usar “há”
Confira alguns exemplos para que os conceitos fiquem ainda mais claros:
Existem alguns erros que são muito cometidos pelos estudantes no momento de usar as expressões “a” e “há”.
Um deles é é confundir o verbo “haver” conjugado na terceira pessoa do singular (há) com a preposição “a”. Lembre-se de que preposição “a” nunca pode indicar tempo decorrido, assim “há” não deve ser usado para outras funções gramaticais.
Outro erro comum é não utilizar o artigo antes da preposição “a” quando o verbo pede a formação da crase. Lembre-se de que a crase é formada pela junção da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Dessa forma, se o verbo pedir a utilização da crase, é necessário colocar o artigo antes da preposição “a”.