Você deve ter clareza sobre quais são os pontos importantes de sua trajetória profissional para a construção do seu currículo. Por isso, é importante que você conceitue o currículo como um documento profissional que trata do direcionamento ativo de sua trajetória, de forma direta e indireta.
O currículo funciona como uma vitrine profissional, por isso, é importante que o candidato tenha clareza sobre a necessidade de realizar apontamentos assertivos durante a elaboração do seu documento.
Além disso, o currículo precisa ser construído de forma assertiva e organizada. Visto que o documento organizado é um importante ponto de avaliação dentro do processo de recrutamento.
Por isso, o candidato deve analisar visualmente o seu documento profissional e apresentá-lo em ordem cronológica inversa, ou seja, é importante priorizar os fatos atuais.
Os seus dados pessoais precisam de destaque de forma sucinta. Por isso, não informe um número referente a nenhum tipo de documentação pessoal ou dados de filiação.
O seu objetivo deve ser claro e direto. Por isso, é relevante que você informe o seu cargo, área de atuação e hierarquia atual. Por exemplo: gerente de marketing digital; analista de recrutamento e seleção; assistente de atendimento ao cliente; auxiliar de estoque etc.
Você deve realizar apontamentos relevantes sobre sua trajetória profissional. Lembre-se de que o currículo é um documento que será melhor explorado durante uma entrevista de emprego.
Por isso, não é viável que você insira uma narrativa completa durante a elaboração do documento. Sendo assim, informe o nome da organização pela qual você passou e o período trabalhado, realizando apontamentos importantes sobre as atividades exercidas.
A sua escolaridade requer objetividade. Por isso, é importante que você informe os cursos concluídos e detalhe os cursos em andamento. Assim sendo, caso estude, informe a previsão de término do curso e a modalidade do ensino, se online ou presencial.
Não menos importante, é aconselhável que o candidato atualize seu perfil no Linkedin. Visto que, no mercado atual, o Linkedin é uma ferramenta de recrutamento e seleção para todas as empresas, sendo um ponto de expansão para a visibilidade profissional do candidato que utilizar a ferramenta de maneira direcionada.